Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Reeducação alimentar na adolescência: saiba como vencer esse desafio

17.Jun

Reeducação alimentar na adolescência: saiba como vencer esse desafio | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Sabemos que a alimentação na adolescência é um assunto complicado, pois os jovens não costumam ter bons hábitos alimentares. Por isso, preparei diversas dicas para ajudá-lo. Confira!

A adolescência é uma fase em que, literalmente, causa grandes mudanças em questões físicas, mentais, sociais e comportamentais. Isso tudo pode interferir de forma drástica nos hábitos alimentares de cada um.

Neste momento, é fundamental que haja uma reeducação alimentar, com a finalidade de garantir que a saúde do adolescente esteja em dia, levando esses hábitos para a vida adulta.

A saúde do futuro se constrói no presente, por isso, é muito importante que os jovens tenham consciência de manter ou adquirir novas atitudes quando o assunto é alimentação. Mas, não se preocupe, estou aqui para ajudá-lo.

Separei uma lista com diversas recomendações que podem ser seguidas, a fim de gerar uma reeducação alimentar. Acompanhe:

- Mude os hábitos do seu lar

Um dos fatores que influenciam na alimentação de um adolescente é o exemplo, por isso, a mudança deve começar dentro do seu lar. Introduza, aos poucos, opções saudáveis e mostre que pode ser prazeroso tanto quanto algo industrializado.

- Motive o jovem

Lembre-se que, se ele não tem o costume de comer de forma saudável, então, qualquer passo é uma conquista. Por isso, sempre reconheça seus avanços e não deixe de mostrar o quanto satisfeita você está com as mudanças.

- Evite as telas

Procure ter o hábito de que todos os integrantes da família se sentem à mesa para fazer as refeições. Além disso, é muito importante se manter distante de TV, celular e outros meios que possam causar distrações. Isso contribui para que o adolescente se alimente devagar e sinta o gosto de cada alimento.

- Apresente os benefícios da boa alimentação

Nessa fase, muitos adolescentes se importam muito com a aparência física e sua autoestima, por isso, mostre o quanto faz bem para a pele, por exemplo, comer determinado alimento, ou o quanto contribui para o fortalecimento e crescimento dos cabelos e unhas.

Está na hora de colocar as dicas em prática

São dicas simples, mas que irão contribuir muito para que os adolescentes tenham uma vida saudável hoje e também no futuro.

Se você deseja acompanhar mais dicas, não deixe de me acompanhar no Instagram. Lá, eu posto tudo sobre o universo de uma vida saudável. Clique no botão abaixo e confira!

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!