Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Dicas para manter uma boa alimentação no período de amamentação

10.Jun

Dicas para manter uma boa alimentação no período de amamentação | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

O período de amamentação é muito delicado e exige muita atenção por parte das mamães, não é mesmo? Afinal, sua alimentação é primordial para a recuperação no pós-parto e também para que não comprometa a qualidade do leite que seu filho, cumprindo a missão de fornecer os nutrientes necessários e básicos para o seu crescimento.

Vale lembrar que, durante a lactação, as necessidades nutricionais são diferentes do período da gestação. Mas, de forma geral, as mudanças são relacionadas à quantidade. Afinal, não exagerar significa cuidar da sua saúde e a do seu bebê.

São diversas recomendações de alimentação no período de lactação. Mas, não se preocupe, eu vim aqui para ajudá-la, apresentando algumas dicas. Confira:

● Mantenha hábitos saudáveis
Os hábitos saudáveis que você vinha praticando durante a gestação devem ser mantidos. Siga uma dieta rica em grãos e cereais integrais, frutas e verduras e alimentos que sejam fontes de proteínas, cálcio e ferro.

● Aposte em gorduras saudáveis
Gorduras saudáveis são benéficas para os bebês. Entre elas, posso citar: abacate, azeite, castanhas, sementes e peixes gordurosos, como o salmão.

● Hidrate-se
Não esqueça dessa dica valiosa. Uma boa técnica é levar um copo ou uma garrafinha de água para tomar sempre que for amamentar, assim, tomará água com regularidade, sem esquecer. Isso contribuirá também para a produção de leite.

● Evite álcool e cafeína em excesso
A ingestão é prejudicial para a amamentação, pois eles podem passar da corrente sanguínea para o leite, assim como a nicotina do cigarro.

● Cuidado com o regime
Eu sei que você provavelmente deseja voltar ao seu peso de antes da gestação, mas não é recomendado iniciar uma dieta se o bebê tiver menos de 2 meses. Aposte em uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios para emagrecer de forma gradativa.

● Alguns alimentos devem ser evitados
Leite de vaca, chocolate, leguminosas (como lentilhas, ervilhas, soja, feijões, brócolis, a couve e o repolho), alimentos processados e crus, carnes vermelhas e café podem causar cólicas ao bebê, por isso, devem ser ingeridos em pequenas quantidades ou evitados.

Quer mais dicas como essas?

Me siga lá no Instagram e fique por dentro de todas as dicas e recomendações. Basta clicar no botão abaixo.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!