Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

3 receitas deliciosas para entrar no clima das festas juninas

04.Jun

3 receitas deliciosas para entrar no clima das festas juninas | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Mal chega o mês de junho e já é possível ver as pessoas animadas e ansiosas pelas festas juninas, que são tradição em todo o Brasil. Claro que, em algumas regiões, elas possuem mais força e são mais populares, mas a comemoração de São João é tão gostosa que conquista as pessoas de norte a sul e de leste a oeste do país.

História das festas juninas

Estima-se que as festas juninas tiveram origem ainda na Idade Média, no hemisfério norte, onde as pessoas comemoravam o início do verão e faziam os seus pedidos para uma colheita farta. Milho e demais cereais eram os principais ingredientes colhidos, e não é à toa que são itens indispensáveis nas festas atualmente.

No Brasil, a festa foi introduzida pelos portugueses no período colonial e, desde então, comemora-se a data de três santos, os mais populares do mês de junho: São João, Santo Antônio e São Pedro.

O grande destaque das festas juninas

As comidas típicas da festa junina realmente são um dos grandes atrativos das comemorações. Entre as principais, estão: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca. Já entre as bebidas, o quentão é o destaque.

Festa junina na pandemia

Este será mais um ano em que não poderemos reunir os amigos e familiares para comemorar a festa, mas, ainda assim, você pode preparar as comidas típicas que mais gosta e fazer a sua festa em casa, com as pessoas de seu convívio.

Para ajudá-lo neste momento, eu vou apresentar, a seguir, três receitas de dar água na boca para melhorar os seus festejos, confira:

Milho na brasa com manteiga temperada

Ingredientes

8 espigas de milho verde limpas
1 tablete de manteiga sem sal em temperatura ambiente (200 gramas)
1 colher (sopa) de castanha de caju picadinha
1 colher (sopa) de castanha do pará picadinha
1 colher (sopa) de castanha de baru picadinha
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de cebolinha (francesa ou cebolete) picada

Modo de preparo

Em uma panela com água e sal, cozinhe as espigas de milho, em fogo médio, até que os grãos fiquem macios (cerca de dez minutos). Em seguida, escorra e reserve. Em um bowl, misture bem a manteiga, as castanhas e as ervas.

Tempere com sal. Após, cubra com filme plástico e leve à geladeira até endurecer. Reserve e depois, com a ajuda de um boleador de sorvete, forme bolinhas com a manteiga. Na churrasqueira (ou sobre uma grelha quente), toste as espigas de todos os lados.

Sirva logo, com a manteiga gelada por cima – ela deve derreter imediatamente.

Brigadeiro de milho verde

Ingredientes

2 espigas de milho-verde limpas
1/2 xícara de leite
1 lata de leite condensado (395 gramas)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras de farinha de milho flocada

Modo de preparo

Em uma panela com água, cozinhe as espigas de milho até que os grãos fiquem macios (cerca de dez minutos). Com a ajuda de uma faca afiada, debulhe as espigas e transfira os grãos para o liquidificador. Junte o leite e bata bem.

Coe sobre uma panela antiaderente. Junte o leite condensado e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até soltar completamente do fundo da panela. Transfira para uma vasilha e deixe esfriar.

Cubra com filme plástico e leve à geladeira até ficar firme. Enrole os brigadeiros e passe um a um na farinha de milho flocada. Sirva.

Amendoim doce

Ingredientes

500g de amendoim cru
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
1 colher sobremesa de fermento em pó
2 colheres sobremesa de chocolate
1 colher de canela em pó

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes ao fogo numa panela grande (tem que ser em panela grande, pois o fermento espuma bastante).

Mexa com uma colher de pau até desgrudar da panela. Esparrame os grãos numa assadeira e leve ao forno para torrar. Vá experimentando até ficar do seu gosto.

São receitas fáceis e práticas, que vão tornar a sua festa ainda mais saborosa. Para conhecer mais receitas, clique no botão a seguir.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!