Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

4 receitas especiais para o Dia das Mães

04.Mai

4 receitas especiais para o Dia das Mães | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Daqui a alguns dias, celebraremos uma data muito especial: o Dia das Mães! É um momento de agradecer e comemorar a existência destas mulheres que são muitas em uma só: amigas, ouvintes, parceiras, por vezes até médicas, professoras, psicólogas e nutricionistas.

Nós, mães, carregamos uma missão especial e importantíssima desde que descobrimos a gravidez: a geração de uma vida! Nos dedicamos, dia após dia, para oferecer um desenvolvimento saudável e feliz aos nossos filhos, da infância à vida adulta. Obviamente, nem tudo é perfeito ou maravilhoso. Tropeçamos e aprendemos em muitos pontos desta jornada.

Mas hoje o meu recado vai para os filhos: que tal retribuir tanto amor e dedicação nesta data especial? Calma, eu te ajudo! Separei algumas receitas para você preparar para sua mãe. Que tal? Tenho certeza que ela vai se sentir ainda mais amada e feliz!

E para as mamães de crianças pequenas, a minha sugestão é chamar todo mundo para a cozinha e vocês fazerem estas delícias juntos.

Macarrão parisiense

300g de fettuccine
1 colher (sopa) de manteiga
100 g de linguiça calabresa
200 g de ervilhas
1 cebola roxa picada
2 dentes de alho
50 g de champignon fatiado
1 xícara (chá) de presunto fatiado e picado
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
300 g de creme de leite
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Como fazer

Primeiro, em uma panela, cozinhe o macarrão em água fervente com sal até que fique al dente. Escorra bem e reserve. Depois, em uma frigideira, derreta a manteiga, adicione a cebola, o alho, a linguiça calabresa e refogue tudo. Coloque o presunto e junte a ervilha, o champignon, o sal e a pimenta e misture tudo novamente, muito bem. Acrescente o creme de leite, mexendo sem parar. Em seguida, adicione o macarrão cozido e reservado. Misture delicadamente. Por fim, sirva com o queijo parmesão ralado.

Torta integral de liquidificador

Ingredientes

1 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 xícara de chá de aveia em flocos
1 e 1/2 xícara de chá de leite desnatado ou sem lactose
1/2 xícara de azeite extra virgem
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 dente de alho grande
Temperos a gosto
4 colheres de sopa de farelo de aveia

Recheio

1 peito de frango cozido e desfiado
Cebola e alho a gosto
Milho cozido
2 tomates pelados
Temperos a gosto
1 copo de requeijão light

Como fazer

Massa: bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma assadeira untada coloque metade da massa no fundo, acrescente o recheio e finalize com o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 30 minutos.

Recheio: em uma panela, refogue o frango, a cebola, o alho, o milho, os tomates pelados e deixe cozinhar um pouco. Tempere e adicione o requeijão para dar cremosidade.

Merluza com legumes

Ingredientes

1 xícara (chá) de brócolis em buquês
1 xícara (chá) de cenoura fatiada na diagonal
1 xícara (chá) de vagem fatiada
2 colheres (sopa) de manteiga
6 filés de merluza
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 lata de milho verde escorrido

Como fazer

Esta receita é bem fácil. Vamos lá? Cozinhe os brócolis, a cenoura e a vagem por 5 minutos no vapor. Depois, derreta metade da manteiga em uma frigideira grossa, em fogo alto e doure o peixe temperado com sal e pimenta. Coloque-o em uma travessa e reserve. Aqueça uma panela com o restante da manteiga, em fogo médio, despeje os legumes cozidos, o milho e refogue por três minutinhos. Tempere com sal e transfira para a travessa com o peixe. Sirva e bom apetite!

Mousse de salada de frutas

Ingredientes

1 abacaxi picado
5 xícaras (chá) de água
3 xícaras (chá) de açúcar
1 manga em cubos
1/2 xícara (chá) de morangos picados
2 kiwis picados
2 caixas de gelatina em pó sabor abacaxi
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de chantilly

Como fazer

Quem gosta de um docinho? Este não é 100% saudável, mas é uma ótima opção para fugir da rotina sem tanto peso na consciência. Vamos lá: em uma panela, em fogo médio, cozinhe o abacaxi, a água e o açúcar por cerca de 15 minutos. Escorra e reserve 500ml da calda.

Coloque o abacaxi escorrido em um refratário médio junto com as demais frutas e reserve. Na calda reservada, ainda quente, dissolva a gelatina, espere esfriar e bata no liquidificador com o creme de leite e o leite condensado até ficar uma mistura homogênea. Transfira para uma tigela e acrescente o chantilly, misturando delicadamente com uma colher. Misture o mousse com as frutas bem suavemente e leve à geladeira por 2 horas. Depois, é só saborear.

E então: qual será a escolha da família para o domingo? Espero que seu Dia das Mães seja recheado de amor e muita união junto da sua família. Lembre-se sempre que você é a melhor mãe que seus filhos poderiam ter!

E se quiser mais conteúdos como este, continue navegando pelo blog.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!