Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Saiba como e por que a sua família deve adotar uma alimentação saudável

27.Abr

Saiba como e por que a sua família deve adotar uma alimentação saudável | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Uma alimentação saudável é sinónimo de mais saúde, disposição, qualidade de vida, bem-estar e tantos outros benefícios, seja para crianças ou adultos. Mas muitas famílias acreditam que comer de forma saudável é caro ou muito trabalhoso. A verdade é que se alimentar bem, com todos os nutrientes necessários, pode ser simples e se encaixar na rotina de qualquer família, basta ter planejamento e organização.

Entre os benefícios de ter uma alimentação saudável está a melhora da qualidade do sono, a regulação do intestino, o aumento da disposição, a diminuição de alergias alimentares e a prevenção e controle de diabetes e hipertensão, por exemplo.

Agora que você já sabe alguns dos benefícios de adotar uma alimentação adequada, que tal colocar em prática na rotina da sua família? Veja algumas dicas!

Planeje-se: planejamento é um grande aliado para a reeducação alimentar da sua família. Pense, antecipadamente, no cardápio da semana e elabore uma lista de compras antes de ir ao mercado. Assim, você compra somente o necessário para as receitas pré-estabelecidas, o que ajuda na economia e na diminuição de desperdícios.

Diminua os pedidos de comida pronta: eu sei que às vezes estamos tão atarefados ou cansados que nos rendemos aos fast foods. Parece uma boa opção momentânea, mas que traz prejuízos à saúde a longo prazo. Desta forma, estabeleça um limite mensal para este tipo de refeição na sua casa, por exemplo, uma vez a cada 15 dias.

Torne a cozinha um lugar agradável: quando a criança interage com alimentos saudáveis, é mais provável que ela tenha interesse por eles. Que tal, então, fazer o almoço de domingo com a ajuda de toda a família?

Especialmente para as crianças: não deixe seu filho beliscar a toda hora. Tente seguir uma rotina, com horários para lanches e refeições principais. Outra dica é evitar oferecer líquidos no almoço e na janta, porque eles podem preencher o espaço que seria da comida no estômago, além de dilatá-lo.

Veja, abaixo, algumas receitas saudáveis e fáceis de fazer em casa:

Omelete turbinado

Ingredientes

3 claras
1 gema
Cebolinha a gosto
Cheiro verde a gosto
1 colher de sopa de aveia
2 colheres de sopa de cenoura ralada

Como fazer

Bata as claras até que fiquem em neve. Depois, acrescente a gema, a aveia, a cenoura, a cebolinha e o cheiro verde e bata até conseguir uma mistura homogênea. Em uma frigideira aquecida, adicione a mistura e dê forma a omelete. Asse dos dois lados e sirva imediatamente.

Waffle crocante

Ingredientes

2 ovos
½ xícara de farinha de trigo integral
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de fécula de batata
½ xícara de óleo de coco
300ml de leite ou água
1 colher de sopa de gergelim
1 colher de chá de fermento em pó
Sal ou açúcar de coco (depende se quiser salgado ou doce)

Como fazer

Misture todos os ingredientes até que a massa fique homogênea e faça discos na máquina de waffle ou em formato de panquequinhas americanas em frigideira. Pode ser servido como lanche e café da manhã. Também é uma boa opção para a merenda escolar.

Sopa de abobrinha

Ingredientes

1 colher (chá) de óleo de canola
2 cebolas médias bem picadas
1 kg de abobrinhas verdes (pequenas)
4 xícaras (chá) de água fervente
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de curry
Salsa e cebolinha para decorar

Como fazer

Essa sopinha é ótima para os dias mais fresquinhos. Primeiro, aqueça ½ colher (sopa) de óleo de canola e doure uma cebola. Junte as abobrinhas picadas em pedaços médios e refogue por uns 2 minutos. Acrescente a água fervente, o sal e a pimenta-do-reino a gosto e cozinhe por 20 minutos. Adicione o curry e bata tudo no liquidificador ou no processador de alimentos até formar um creme homogêneo. Decore com salsa e cebolinha picadas. Se quiser, pode acrescentar à mistura frango cozido e desfiado.

Continue navegando pelo blog e tenha acesso a dicas e conteúdos para ajudar você e sua família a se alimentarem melhor.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!