Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Como garantir a duração dos vegetais e frutas

20.Abr

Como garantir a duração dos vegetais e frutas | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

A higienização de frutas e vegetais virou um dos assuntos mais falados com a chegada da pandemia do Coronavírus. Muita gente que não tinha o costume de lavar os alimentos depois de chegar da feira ou do mercado começou a fazê-lo com medo de adquirir a doença.

Além de evitar a transmissão de vírus e bactérias, a higienização e o armazenamento correto garantem mais durabilidade para frutas e vegetais, o que evita desperdícios de comida e ajuda na economia da família.

Veja algumas dicas:

Lave os alimentos antes de guardá-los: após chegar do mercado ou da feira, faça a higienização adequada das frutas e vegetais. Use a combinação de 1 litro de água para uma colher de água sanitária. Deixe os alimentos imersos na solução por pelo menos 10 minutos. Depois, lave bem em água corrente. Aguarde os alimentos secarem naturalmente ou use utensílios específicos para isso.

Separe o que vai ficar na fruteira e o que vai para a geladeira: nem todos os alimentos se adaptam à baixa temperatura da geladeira. Alguns devem ser mantidos na fruteira, como as maçãs, as peras, tomates, batatas, cebola, alho e frutas cítricas. Na geladeira, guarde abacates e abacaxis maduros; cenouras e abobrinhas em recipientes fechados; folhas frescas em recipientes fechados e cobertos com papel toalha para não queimar; melancias e mangas maduras; melão cortado, entre outros.

Descarte o que não está em bom estado: alimentos mofados devem ser descartados, pois o bolor pode passar para as frutas ou vegetais que ainda estão aptos para o consumo.

Limpe a geladeira regularmente: mantenha a geladeira em ordem e limpa. Faça uma limpeza frequentemente, a cada 15 dias, se puder. Desta forma, o surgimento de microrganismos diminui.

Anote as dicas e comece a colocar em prática na sua casa o quanto antes. Como vimos, simples mudanças podem ser cruciais para garantir a durabilidade dos alimentos. E se precisar de mais orientações sobre o universo alimentar, entre em contato e agende uma consulta.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!