Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Dia Mundial do Café: confira curiosidades e orientações sobre a bebida

14.Abr

Dia Mundial do Café: confira curiosidades e orientações sobre a bebida | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Há quem se apaixone só pelo cheiro. Outros apreciam logo após o almoço, de preferência, com um docinho. Há quem use açúcar e há quem prefira puro e forte. Ainda tem aqueles que não dispensam o leite ou outras especiarias na sua composição. Carioca, pingado, expresso, capuccino... Você sabe de quem eu estou falando, não é? É o café! Esta bebida tão popular no Brasil e que tem um dia especial para ela no mês de abril.

Em 14 de abril comemora-se o Dia Mundial do Café. Segundo a Associação Brasileira da Industria do Café (ABIC), cada brasileiro consome, em média, 4,79kg de café moído e torrado por ano.

Não é por nada que o Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição entre os países consumidores da bebida. O brasileiro gosta e muito de café!

Um pouco da história do café

De acordo com teorias históricas o café surgiu na Etiópia, África, e foi difundido no mundo pelos europeus. Segundo a ABIC, os etíopes ingeriam o fruto, alimentavam-se de sua polpa doce, macerada ou a misturavam em banha nas refeições. Suas folhas também eram mastigadas ou utilizadas no preparo de chá. Eles ainda produziam um suco fermentado que se transformava em bebida alcoólica. Bem diferente do que fazemos hoje, não é?

O processo de torrefação só foi desenvolvido no século XIV, quando o café adquiriu a forma e o gosto que conhecemos atualmente.

Quem deve evitar o café

Já vimos que o café é um sucesso, mas ele deve ser evitado ou consumido minimamente na gestação e durante a fase de aleitamento materno. O café contém cafeína, uma substância que, em excesso, pode ser prejudicial para o desenvolvimento do feto.

Além disso, é importante esclarecer que a cafeína é encontrada em refrigerantes, chocolate, chás e energéticos. Portanto, uma xícara pequena de café por dia pode ser aceitável, mas deve-se ter atenção ao consumo destes outros alimentos que também são fontes da substância.

A bebida também não é recomendada para crianças menores de dois anos. Após essa idade, pode ser oferecida esporadicamente.

Para mais dicas e curiosidade, acompanhe todos os conteúdos do blog.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!