Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

5 receitas de outono que você precisa fazer para a sua família

06.Abr

5 receitas de outono que você precisa fazer para a sua família | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

O outono abre a temporada de dias mais frios. E, com as temperaturas baixando, nada melhor do que encontrar aconchego em comidas quentinhas e saudáveis. Mas calma! Eu falei “saudáveis”, hein! Nada de se esbaldar em fondues e outras tentações típicas desta época. Lembre-se que equilíbrio é a chave para uma alimentação saudável e completa.

Separei algumas receitas que combinam com a família toda e podem ser feitas, inclusive, com a ajuda das crianças. Não deixe de fazê-las!

Creme de abóbora

Ingredientes

200g de abóbora
100g de cebola
100g de batata
100ml de azeite extra virgem
Sal a gosto

Como fazer

Coloque em uma panela a abóbora, a cebola e a batata, todas cortadas em cubos. Em seguida, adicione o azeite, água e um pouco de sal. Deixar cozinhar bem. Depois de cozidos, triture e verifique se há mais necessidade de tempero. Sirva com torradinhas e queijo ralado.

Risoto de quinoa
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ingredientes⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
50g de quinoa branca⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2 tomates orgânicos⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
½ cebola cortada em cubinhos⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1 dente de alho⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2 colheres de azeite extra virgem⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Manjericão e salsinha a gosto⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como fazer⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Coloque a quinoa para cozinhar em 250ml de água. Durante cinco minutos, observe o ponto de deixá-la ao dente. Desligue o fogo e reserve. Em outra panela, doure a cebola no azeite. Depois, acrescente o alho e doure mais um pouco. Coloque a quinoa já cozida e mexa. Adicione o tomate e tempero verde, mexa bem. Sirva quente. Para bebês, pode ser oferecido a partir do sexto mês. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sopa de ervilha com frango desfiado

Ingredientes

400g de ervilha
400g de peito de frango cozido e desfiado
1 cebola branca ralada
1 dente de alho picadinho
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Cheiro verde a gosto

Como fazer

Primeiro, cozinhe a ervilha na panela de pressão até que fique bem macia. Enquanto isso, cozinhe o peito de frango e em seguida desfie. Leve o frango para refogar em uma panela com cebola, alho e temperos a gosto.

Depois, coloque a ervilha já cozida e deixe cozinhar mais um pouco até engrossar, mexendo de vez em quando. Ao final, salpique cheiro verde e sirva. Se desejar, pode bater a ervilha no liquidificador antes de incorporar ao frango para dar mais textura à sopa.

Cocada de forno

Ingredientes

3 xícaras (chá) cheias de coco fresco ralado (300g)
3 xícaras (chá) cheias de açúcar cristal (600g)
1 colher (sopa) de margarina
1 vidro de leite de coco (200 ml)
2 ovos levemente batidos

Como fazer

Esta cocada é bem fácil de fazer: misture os ingredientes e despeje em um refratário (ou ramequins), sem untar. Leve ao forno médio pré-aquecido (180 °C) por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

OBS: esta receita leva açúcar, desta forma, pode ser saboreada eventualmente em um almoço de família, por exemplo. Não é indicada para menores de dois anos de idade.

Escondidinho de inhame

Ingredientes

300g de inhame descascado e picado
500g de carne moída
1 cebola picada
½ dente de alho picado
1 tomate sem sementes picado
100g de espinafre congelado
Azeite
Manteiga
Parmesão ralado

Como fazer

Purê: cozinhe os inhames no vapor. Quando estiverem cozidos, processe com um pouco da água do cozimento e uma colher de sopa de manteiga. Reserve.

Carne: cozinhe a cebola no azeite. Acrescente o alho e, logo em seguida, a carne. Cozinhe bem. Adicione o tomate, o espinafre congelado e 1 xícara de água. Cozinhe até a água secar, mas não completamente.

Monte o escondidinho com a carne por baixo, o purê de inhame por cima e o queijo parmesão finalizando. Rende seis porções de 150g (pode congelar o restante).

OBS: pode ser oferecido aos bebês a partir de 6 meses retirando o queijo.

Confira mais dicas de receitas nas minhas redes sociais.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!