Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Páscoa saudável: como as grávidas podem aproveitar sem exageros

28.Mar

Páscoa saudável: como as grávidas podem aproveitar sem exageros | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Gravidez é o momento de comer por dois e realizar todos os desejos, certo? Errado! É primordial que, na gestação, a mãe tenha uma alimentação rica em nutrientes para o desenvolvimento sadio do feto. Em algumas épocas, como a Páscoa, que está logo aí, pode ser mais difícil seguir as orientações à risca, já que chocolates, ovos e outras gostosuras estão por toda a parte.

Mas grávida pode comer chocolate? Faz mal para o bebê? Acompanhe o artigo para descobrir estas e outras respostas.

Quanto posso ingerir o chocolate?

Em geral, as grávidas podem, sim, comer chocolate, mas com moderação e bom senso. Não vale comer uma barra inteira de uma vez, hein! Eu explico o porquê.

O chocolate é um alimento que contém substâncias estimulantes, como a cafeína, e pode deixar você mais agitada ou até com dificuldade de dormir. Mas não é só isso: ele também é rico em gordura e açúcar. Assim, gestantes com sobrepeso e aquelas diagnosticadas com diabetes gestacional devem evitar o consumo.

A orientação é que não seja ultrapassada a quantidade de 30 gramas diárias, o que equivale a um bombom, mais ou menos.

Quais chocolates comer?

Dê preferência para as barras com maior concentração de cacau, os amargos e meio amargos, pois serão mais ricos nutricionalmente. O branco deve ficar fora desta lista, pois é a opção mais gordurosa. Escolha chocolates com porcentagem de cacau acima de 50%. Mesmo assim, o conselho é o mesmo: coma com moderação!

Como matar a vontade de um docinho

Abaixo, seguem duas receitas para as mamães que querem aproveitar a Páscoa de forma mais saudável, sem ficar com vontade de comer um docinho.

Docinho de tâmara com cacau

Ingredientes
1 xícara (chá) de tâmaras sem caroço e hidratadas
2 colheres (sopa) de cacau em pó 100%
3 colheres (sopa) de pasta de amendoim integral

Como fazer

Primeiro, deixe as tâmaras de molho por aproximadamente 20 minutos e descarte a água. Bata todos os ingredientes em um mixer até obter uma massa homogênea. Leve para gelar por 15 minutos e depois molde no formato e tamanho que preferir. Após enrolar, passe os docinhos em cacau em pó, leite em pó ou coco ralado sem açúcar. Fica uma delícia e rende 10 porções!

Mousse de alfarroba

Ingredientes
1 abacate maduro (400g)
½ xícara de alfarroba ou cacau orgânico
½ xícara de mel orgânico

Como fazer

É só bater tudo no liquidificador. Após, coloque na geladeira para resfriar e sirva. Rende quatro porções.

Para um acompanhamento completo e personalizado, entre em contato e marque uma consulta. Será um prazer fazer parte deste momento tão especial!

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!