Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Como melhorar a alimentação das crianças no outono?

23.Mar

Como melhorar a alimentação das crianças no outono? | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Os dias quentes de verão vão dando adeus para dar lugar ao clima ameno do outono, estação que começa oficialmente no dia 20 de março. Além da mudança de temperatura e as tradicionais folhas secas pelo chão, é comum, nesta época, a ocorrência de gripes e resfriados.

É importante, portanto, que reforcemos a alimentação e a imunidade das nossas crianças para enfrentar as estações mais frias do ano com saúde e disposição.

Alimentos da estação: altamente nutritivos e frescos

Uma dica é aproveitar os alimentos com safra no outono. Veja abaixo alguns deles com colheitas entre março e junho. Lembre-se de oferecer as frutas como opções de lanche. Também é possível fazer cremes e sopas com outros alimentos, como a beterraba e o brócolis. Além de nutritivos, são ótimas para manter o corpo aquecido.

Laranja: excelente fonte de vitamina C, cálcio, fósforo e ferro.
Carambola: possui vitaminas A, complexo B e C, cálcio, ferro e fósforo.
Caqui: é rico em cálcio, ferro, licopeno, vitaminas A e B.
Brócolis: possui grande quantidade de vitaminas C e A, ácido fólico, potássio e selênio. Também é rico em fósforo, ferro, cálcio e fibras.
Beterraba: contém betacaroteno, B1, B2, B5, e apresenta ainda minerais como o cálcio, sódio, fósforo e o silício, que é parte integrante do colágeno; e o zinco, que juntamente com o ferro e o cobre ajuda na formação de glóbulos vermelhos.
Batata-doce: oferece potássio e cálcio.
Goiaba: rica em vitaminas A, B1 e C, além de possuir cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis.
Maçã: contém vitaminas B1, B2 e niacina, além de minerais como ferro e fósforo.
Abacate: rico em gorduras monoinsaturadas e fibras. Ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e a pele.
Pinhão: oferece energia por ser rico em carboidratos. Possui fibras, inúmeros minerais como cobre, zinco, manganês, ferro e especialmente potássio.

Reforço à higiene

Recomende e oriente as crianças para que mantenham os cuidados com a higiene, ainda em decorrência da pandemia de Coronavírus. É essencial manter as mãos higienizadas, usar máscara ao sair de casa (para crianças maiores de 5 anos) e evitar locais fechados. Se houver necessidade de sair de casa, optem por ambientes bem arejados ou locais ao ar livre.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!