Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Hambúrguer de grão-de-bico: chame seu filho para preparar com você

09.Mar

Hambúrguer de grão-de-bico: chame seu filho para preparar com você | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Uma receita deliciosa que pode ser uma ótima opção para vegetarianos ou uma alternativa para quem quer inovar no cardápio das crianças. Assim, é o famoso hambúrguer de grão-de-bico. No post de hoje, eu te ensino como fazê-lo e ainda trago alguns bons motivos para chamar as crianças para a cozinha.

Vamos colocar a mão na massa juntos? Anota a receita e convida seus filhos para preparar com você.

Por que é importante incentivar que as crianças ajudem na preparação dos alimentos?

Antes de irmos para a receita, eu quero falar sobre a importância das crianças na cozinha. Esse tema já foi assunto aqui no blog, mas vale relembrar alguns pontos.

Relação saudável com a comida: manipulando e conhecendo de perto os alimentos, as crianças podem ir criando, aos poucos, uma relação muito mais prazerosa e amigável com a comida, além de ser uma ótima maneira de criar hábitos saudáveis. Na cozinha, elas também aprendem a valorizar a comida, evitando o desperdício.

Cooperação: cozinhar em família é uma boa oportunidade para ensinar sobre cooperação e responsabilidade. Dê uma atividade para cada criança, assim elas terão que cooperar entre si e serem responsáveis para que tudo dê certo ao fim da receita.

Momento em família: na correria do dia a dia, nem sempre a gente consegue dar a atenção que nossos filhos merecem, não é mesmo? Tire um tempo, aos finais de semana, para reforçarem os laços de carinho e afeto. Uma dica: cozinhem juntos o prato preferido da família. Será um momento muito especial e divertido!

Agora que você já tem bons motivos para incentivar as crianças a preparar os alimentos, vamos à receita.

Hambúrguer de grão-de-bico

Ingredientes
– 1 xícara de grão-de-bico cozido e escorrido
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1 cenoura crua ralada
– 1/2 cebola picada
– 2 colheres (sopa) de salsinha picada
– 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos (pode usar farinha de amaranto também)
– 1 colher (sopa) de farinha de rosca
– Sal rosa e pimenta-do-reino a gosto (não usar para bebês menores de um ano)
Como fazer
Depois que tudo estiver organizado, chame as crianças para participar. Primeiro, vocês devem aquecer o azeite e refogar a cenoura, a cebola, a salsinha e a aveia. Após, temperem com sal e pimenta e reservem.

Na segunda etapa, amassem o grão-de-bico com garfo ou usem o processador até formar uma pasta grossa. Juntem os demais ingredientes e misturem com as mãos. A farinha de rosca deve ser usada para dar liga.

Peça para que as crianças dividam a massa e modelem os hambúrgueres. Depois, é só levar à geladeira por 1 hora, no mínimo. Por fim, asse em grelha ou no forno.

Os hambúrgueres podem ser congelados. Fácil, não é mesmo?

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!