Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Brincadeiras ao ar livre: por que incentivar seus filhos e onde fazer em Caxias do Sul

02.Mar

Brincadeiras ao ar livre: por que incentivar seus filhos e onde fazer em Caxias do Sul | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Bons hábitos, sejam alimentares ou não, devem ser ensinados desde a primeira infância. Assim, o brincar ao ar livre pode e deve ser estimulado desde cedo. No entanto, não há necessidade que estes momentos sejam encarados com rigidez, como uma agenda seguida semanalmente. Pelo contrário, as atividades devem representar um momento de lazer e diversão, um convite ao bem-estar e à saúde de todos. Estas brincadeiras, além de fazerem bem à saúde do seu filho, permitirão que ele explore o mundo com mais autonomia e responsabilidade.

Por isso, no post de hoje, eu trago algumas vantagens de propiciar estas atividades ao ar livre para crianças e onde elas podem praticar em Caxias do Sul. Confere as minhas dicas!

Por que é importante o contato com a natureza na infância?

Ao deixar as crianças em contato com a natureza, elas aprendem a respeitar o meio ambiente e os recursos naturais. Mas mais do que isso: elas aprendem sobre si!

Ao ar livre, elas testam suas habilidades e vão criando mais autonomia, bem como aprendem sobre seus próprios limites – alguns tombos e tropeços podem fazer parte deste processo, por isso, é importante a presença e orientação de adultos para que as brincadeiras sejam seguras.

Além disso, o brincar ao ar livre é um grande estímulo à convivência social, ainda mais em tempos de vídeo game, celulares e tablets.

Onde brincar ao ar livre em Caxias do Sul

Parque dos Macaquinhos: localizado no coração da cidade, oferece estrutura para diversas atividades, de adultos ou crianças. Conta com brinquedos feitos especialmente para os pequenos.

Pavilhões da Festa da Uva: é possível aproveitar a estrutura para andar de bicicleta, patins, etc, ou simplesmente deixar as crianças correrem à vontade, para gastar energia.

Parque Cinquentenário: conta com parque de recreação infantil, quadras de areia e vias pavimentadas para caminhadas ou corridas.

Jardim Botânico: tem uma área gigantesca para as crianças explorarem e brincarem à vontade. Lá, também é possível fazer trilhas guiadas e aprender mais sobre a natureza da região.

Praças dos bairros: geralmente, cada bairro tem a sua própria praça, que é administrada pela prefeitura. Algumas oferecem opções de recreação para os pequenos. Vale conferir a pracinha mais próxima e aproveitar o que o espaço público tem a oferecer.

Anote as dicas e aproveite o que a nossa cidade tem de melhor. Tenho certeza que seus filhos vão adorar conhecer e explorar cada cantinho de Caxias do Sul!

E para mais dicas e orientações, siga meu perfil no Instagram!

Ah, vale lembrar: cuide-se, pois ainda estamos em pandemia. Use máscara e álcool gel e saia de casa somente se estiver segura! :)

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!