Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Para curtir a folia em casa: faça receitas de Carnaval!

12.Fev

Para curtir a folia em casa: faça receitas de Carnaval! | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

A pandemia do Coronavírus vai mudar as comemorações carnavalescas deste ano. Sem a possibilidade de fazer festa nas ruas e clubes, a orientação é aproveitar o Carnaval em casa, somente com as pessoas do núcleo familiar.

Para tornar esse momento mais leve e divertido, trouxe algumas dicas para fazer com as crianças. Aproveitem e curtam a folia com segurança.

Mas antes de ir para as receitinhas, minha dica é enfeitar a casa para entrar no clima do Carnaval. Pendure serpentinas e colares havaianos pelos cômodos, ficarão um charme! As crianças podem se enfeitar com fantasias, roupas coloridas, máscaras e um pouco de glitter. Vocês também podem programar brincadeiras divertidas como karaokê. Todos vão adorar!

Agora, vou deixar algumas sugestões de petiscos para esse momento de festa. Anote e saboreie com a família!

Espetinho de queijo e azeitona

Ingredientes
Azeitona sem caroço
Queijo muçarela picado em cubos
Orégano

Como fazer
É bem simples e não vai tomar muito tempo: passe o queijo picado em cubos no orégano. Coloque no espetinho a azeitona e depois o queijo. Vá acrescentando nesta ordem. Pronto, é só comer!

Lascas de polvilho

Ingredientes
200ml de água
200ml de óleo de girassol
500g de polvilho azedo
20g de açúcar
10g de sal
250ml de leite
1 ovo

Como fazer

Faça por etapas. Numa panela, em fogo médio, coloque a água e o óleo de girassol e aqueça. Numa tigela, coloque o polvilho azedo, o açúcar, o sal e junte a água e o óleo que foram aquecidos. Misture bem com as mãos. Acrescente o leite e o ovo e misture bem novamente. Coloque papel filme na borda da tigela e deixe esfriar. Leve para a geladeira para descansar por 12 horas.

Depois, numa forma, abra a massa com uma espátula bem fina. Polvilhe sal grosso e as ervas de sua preferência. Queijo ralado também dá um toque especial. Leve ao forno pré-aquecido para assar por cerca de 10 minutos ou até começar a dourar e ficar firme. Enquanto a primeira leva de biscoitos estiver no forno, prepare a próxima assadeira. Após, transfira os biscoitos assados para uma travessa. Passe um papel toalha no fundo da assadeira para limpar e repita o processo até acabar a massa. Espere esfriar, quebre de forma rústica ou como preferir e sirva a seguir.

Dica: os biscoitos ficam crocantes por até uma semana se armazenados em um recipiente com fechamento hermético.

Batata rústica com ervas

Ingredientes
3 batatas
3 ramos de alecrim
4 ramos de tomilho
10 folhas de sálvia
3 colheres (sopa) de azeite
5 dentes de alho com casca
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Como fazer
Essas batatinhas assadas são ótimas opções para substituir a versão frita. Para começar, pré-aqueça o forno a 200 °C. Lave e seque bem as batatas e as ervas. Numa tábua, corte as batatas em gomos da espessura que desejar. Depois, transfira os gomos para uma panela, cubra com água e tempere com uma colher (chá) de sal (comum ou grosso). Leve ao fogo alto e, quando água começar a ferver, deixe cozinhar por 6 minutos. Retire do fogo, passe as batatas para uma peneira e deixe por alguns minutos para escorrer bem a água.

Após, passe para uma assadeira e junte as ervas, os dentes de alho com casca e regue com o azeite. Misture bem para envolver as batatas e ervas com o azeite. Espalhe os gomos na assadeira, sem encostar ou sobrepor - quanto mais espaço entre eles mais crocantes e dourados ficam. Tempere com sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora.

Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Na metade do tempo, vire os pedaços com uma pinça. Retire do forno e, com ajuda de uma espátula, solte as batatas da assadeira. Prontinho, só saborear!

Para mais dicas de receitas saudáveis e fáceis, você pode baixar meu e-book de lanches saudáveis. É gratuito! Clique aqui para acessá-lo.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!