Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Comidas congeladas: como fazer e por que facilitam a alimentação?

09.Fev

Comidas congeladas: como fazer e por que facilitam a alimentação? | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Na correria do dia a dia nem sempre é possível termos alimentos frescos em todas as refeições. Seria ótimo se conseguíssemos, mas sei o quanto é complicado conciliar todas as tarefas domésticas, profissionais e com as crianças. Nesta falta de tempo, muita gente acaba recorrendo às comidas industrializadas e até as papinhas prontas para os bebês, o que não é nada bom para a saúde da família.

Uma boa alternativa para nos salvar da rotina é congelar os alimentos feitos no fim de semana e ir usando no dia a dia. Eu vou te ensinar como fazer. Confira!

Como congelar a alimentação:

1- Escolha alimentos de ótima qualidade e higienize-os bem;
2- Para o armazenamento, prefira potes de vidro ou plástico livre de BPA;⠀
3- Elabore sua receita normalmente, mas congele em porções (potes com batatinha, potes com cenoura e por aí vai), porque, uma vez descongelada, não pode ser congelada de novo. Para os bebês, uma maneira legal de fazer esta distribuição é usar as forminhas de gelo com tampa;
4- Use etiquetas para identificar o conteúdo do potinho, bem como data de preparação;
5- Saiu do fogo e já vai para o freezer, não deixe em temperatura ambiente, não coloque em cima de alimentos já congelados;⠀
6 - Duração: no congelador da geladeira dura 7 dias e, no freezer, até 1 mês (para as refeições dos bebês); ⠀
7 - Para descongelar, retire com antecedência e deixe na refrigeração ou coloque em banho-maria. Na refrigeração dura 24 horas.

O que congelar?

Feijão: pode ser congelado temperado, mas o ideal é temperar quando for comer. Isso depende também do tempo que você pretende deixá-los no congelamento: se o tempo for curto, o tempero não sofrerá mudanças.

Picadinho: escolha uma carne macia da sua preferência e corte em pequenos pedaços, temperando com cebola, alho e tomate. Observe se ela ficou com um pouco de caldo depois de pronta. Se ficou seca demais, é necessário deixa-la mais “molhadinha”. Por fim, coloque em um recipiente com tampa e leve ao freezer na potência mais alta.

Canja de galinha: faça a canja com os ingredientes da sua preferência como arroz, frango, cenoura, batata, cebola, etc. Depois de pronta, coloque em recipientes individuais, de 400 ml. Leve ao congelador. O prato pode permanecer congelado por até 90 dias em temperatura média de -10 ºC.

Molho de tomate: faça o molho com tomates maduros, cebola, alho e sal a gosto. Depois de pronto, coloque em potes de 200ml e congele. Você pode temperá-lo com cebolinha e salsa na hora de servir.

Gostou de aprender a como congelar os alimentos? Para mais dicas, baixe meu e-book sobre alimentação na pandemia, clicando aqui.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!