Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Como incentivar a sua família a beber mais água

02.Fev

Como incentivar a sua família a beber mais água | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Beber água deveria ser tão natural quanto respirar, não é mesmo? Mas eu sei que para muitas famílias criar e manter este hábito é bastante difícil, ainda mais para aquelas que são adeptas a substituir a água, por sucos, chás, refrigerantes e café. Por isso, no post de hoje, eu trouxe algumas dicas para você colocar em prática na sua casa, com as crianças. Vamos lá?

Por que temos que nos hidratar corretamente?

A água integra 70% do corpo humano, sendo essencial para todas as células do organismo. Ela regula a temperatura do corpo e contribui para o bom funcionamento dos órgãos.

A água ajuda a expelir as toxinas com mais facilidade, colaborando ainda para manter a frequência cardíaca e deixar a pressão arterial regulada. A boa hidratação também é aliada do sistema digestivo, ajudando a evitar o ressecamento das fezes, diminuindo situações de constipação.

O cérebro também é beneficiado quando ingerimos líquido na quantidade necessária. Lembra aquela dor de cabeça que você ou as crianças sentem às vezes? Ela pode estar ligada à baixa ingestão de água.

Não é indicado que crianças menores de um ano bebam sucos naturais. Desta idade em diante, também não se deve oferecer estes líquidos ou outros (como chás, por exemplo) para matar a sede. A recomendação é sempre incentivar o consumo de água desde pequeno.

Como manter o hábito de beber água?

Agora que você já sabe como é fundamental bebermos água e incentivarmos as crianças, vou deixar algumas dicas para tornar este processo mais fácil. Confira!

Antecipe-se à sede: ofereça às crianças e beba água a cada uma hora ou uma hora e meia. A sede é sinal que seu corpo está menos abastecido do que deveria estar. Portanto, antecipe-se a ela.

Deixe uma garrafinha por perto: quando você visualiza a água, é muito mais fácil lembrar que deve tomá-la e oferecê-la aos seus filhos. Deixe uma garrafinha sempre a vista.

Invista em uma garrafinha personalizada: as crianças adoram ter seus próprios objetos, com seus personagens favoritos. Uma boa forma de incentivá-las a ingerir água é escolhendo uma garrafinha que elas gostem, que tenha a ver com a personalidade delas.

Use aplicativos: hoje, há aplicativos que podem ser baixados gratuitamente no seu celular e ajudam a nos lembrar de beber água. Eles emitem um sinal a cada hora. É uma boa alternativa para não esquecer deste precioso líquido.

Coma frutas: outra maneira de se manter hidratado é comendo algumas frutas. Elas podem ser um bom complemento para a hidratação. Algumas sugestões: melancia, morango, pêssego e abacaxi.

Se mesmo com todas estas dicas ainda é difícil beber água adequadamente, entre em contato e agende uma consulta. Eu posso te ajudar!

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!