Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Entenda a importância de levar seu pequeno para a cozinha

27.Jan

Entenda a importância de levar seu pequeno para a cozinha | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Levar as crianças para o ambiente da cozinha pode ser muito mais que um momento de diversão e para sair da rotina. Manipulando e conhecendo de perto os alimentos, desde a sua forma original, elas podem ir criando, aos poucos, uma relação muito mais prazerosa e amigável com a comida, além de ser uma ótima maneira de criar hábitos saudáveis.

É na cozinha que elas também podem aprender a transformar os alimentos, evitando o desperdício nas refeições. E não pense que o aprendizado é só para as crianças maiores. Desde pequenas elas podem ir aprendendo sobre o universo alimentar, com tarefas e brincadeiras apropriadas para cada faixa etária.

Quem sabe até você não desperta o gosto pela culinária nas crianças e forma, futuramente, chefes de cozinha? Ou quem sabe um nutricionista, assim como eu? No artigo de hoje trouxe algumas dicas para levar as crianças para a cozinha com mais frequência.

Seja exemplo

Crianças aprendem pelo exemplo. Se seus filhos só veem você pedindo refeições prontas por aplicativos de comida, eles, certamente, terão pouca ou nenhuma vontade de entrar na cozinha e auxiliar no preparo de uma refeição. Caso você não saiba cozinhar, é um bom momento de aperfeiçoar suas habilidades cozinhando com seus filhos. Comecem por refeições mais simples e vão aumentando o grau de dificuldade na medida que se sintam mais seguros.

Ensine sobre cooperação

Desde a ajuda na montagem da lista do mercado ao preparo das refeições. Em todas as etapas, as crianças podem aprender sobre cooperação e senso de responsabilidade. Se você tem mais de um filho, pode dar uma tarefa diferente para cada e ver como cada um se sai na realização dela. Exemplo: no mercado, o “filho A” vai escolher os melhores tomates para o molho. Em casa, o “filho B” será responsável por lavá-los e prepará-los para o cozimento. Assim, eles terão que trabalhar juntos e cooperar entre si para que tudo dê certo.

Crie memórias e bons momentos

As memórias da infância podem ser levadas por toda a vida. E quanto mais afetiva e carinhosa elas forem, melhor para o desenvolvimento infantil. O cheiro da comida preparada pela vovó, o gosto único da sobremesa de domingo feita pela mãe, são exemplos de memórias afetivas relacionadas à comida.

Por isso, a minha dica é criar estas memórias dentro da cozinha com seus filhos. Crie momentos especiais juntos no preparo das refeições. Certamente, eles carregarão estas memórias para sempre e, quem sabe, até reproduzirão com os filhos deles no futuro.

E para tornar esses momentos ainda melhores com seus filhos na cozinha, eu criei um e-book de receitas de lanches saudáveis. Aproveite para baixá-lo abaixo e façam pratos deliciosos juntos.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!