Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Receitas de filmes infantis para fazer em casa

15.Jan

Receitas de filmes infantis para fazer em casa | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Que tal aproveitar este período de férias com as crianças e reproduzir receitas famosas diretamente das “telonas”? No post de hoje, eu vou te ensinar a fazer receitas de filmes infantis famosos. Chama as crianças, separa os ingredientes e mão na massa!

Ratatouille

Neste filme americano de 2007, um ratinho francês tenta realizar o sonho de se tornar um chef de cozinha. Veja a receita que dá nome ao filme abaixo.

Ingredientes

2 colheres (sopa) de óleo
1 berinjela em cubos
1 cebola em fatias
1 pimentão vermelho em tiras
1 abobrinha em fatias
1/4 de xícara (chá) de molho vinagrete
1 lata de molho de tomate (340g)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de queijo mussarela ralado
Margarina para untar

Molho vinagrete

1/3 de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
1/2 xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de coentro picado
1 colher (sopa) de cebolinha picada
1 colher (café) de pimenta-do-reino
1 colher (chá) de sal

Como fazer:

Esta é uma receita supersimples. Primeiro, vamos fazer o molho vinagrete: coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo, em fogo médio, e coloque a berinjela, a cebola, o pimentão, a abobrinha e o molho vinagrete. Refogue por 6 minutos ou até os legumes ficarem macios.

Acrescente o molho de tomate e cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Coloque em um refratário untado e polvilhe com os queijos. Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até o queijo derreter. Depois, é só saborear.

Beignets, do filme A princesa e o sapo

O longa-metragem da Disney conta a história de Tiana (Anika Noni Rose), uma bela jovem que vive em Nova Orleans e que desde criança sonha em ter um restaurante próprio.

E um dos pratos preferidos da jovem são os beingnets, um doce clássico do sul dos Estados Unidos. Veja como fazer em casa.

Ingredientes

1 ½ xícara de água morna
½ xícara de açúcar de confeiteiro
2 e ¼ de colheres de chá de fermento em pó
2 ovos batidos
1 e ¼ colheres de chá de sal
1 xícara de leite desnatado
7 xícaras de farinha de pão
¼ xícara de óleo vegetal
Óleo (para fritar)
3 xícaras de açúcar em pó

Como fazer

Este doce vai surpreender as crianças. Primeiro, em uma tigela, misture açúcar, água e fermento e deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, em uma tigela separada, bata ovo, sal e leite. Junte as duas tigelas e coloque ainda três xícaras de farinha. Continue mexendo, enquanto adiciona o óleo e o resto da farinha. Sove a massa até obter um resultado homogêneo. Deixe-a descansando por 2 horas coberta por uma toalha.

Após, em uma frigideira, adicione três dedos de óleo e aqueça. Abra a massa fazendo quadrados recheados de cerca de 4cm de largura e 1cm de altura. Frite, virando a massa frequentemente, para que obtenha uma cor dourada uniforme. Cubra-os com açúcar e sirva quente! Fica uma delícia para comer eventualmente.

Bolo de chocolate, do filme Matilda

Quem não é fã do tradicional bolo de chocolate? Se for com cobertura então, melhor ainda! No filme Matilda (EUA, 1996) o bolo ganha destaque em uma das cenas. Confira uma versão “fofinha” da tradicional receita.

Ingredientes

4 ovos
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de manteiga
3 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açúcar
2 colheres (chá) de fermento
1 xícara de leite

Cobertura

1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de açúcar
Se desejar uma cobertura mole, coloque 5 colheres de leite.

Como fazer

Primeiro, devemos bater as claras em neve e reservar. Após, bata as gemas a margarina e o açúcar até obter um creme. Depois, acrescente o leite, a farinha e o chocolate em pó e misture bem. Na sequência, acrescente o fermento e as claras. Por fim, coloque em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido e deixe assar por mais ou menos 35 minutos.

Cobertura

Basta misturar todos os ingredientes, levar ao fogo até se transformar em uma calda e, por fim, colocar por cima do bolo.

*Receitas para maiores de dois anos.

Espero que estes pratos rendam muitos momentos deliciosos e divertidos com as crianças. E se você desejar receber mais receitas no seu e-mail, cadastre-se aqui.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!