Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Maneire com os doces nesse Natal: saiba como substituir por opções mais saudáveis

16.Dez

Maneire com os doces nesse Natal: saiba como substituir por opções mais saudáveis | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Os doces são tradição nas ceias de Natal. Tem panetone, chocotone, pavês, pudim, sorvete, enfim, uma infinidade de sobremesas carregadas de açúcar. Que tal aproveitar o fim do ano para mudar um hábito, escolhendo uma sobremesa mais saudável, mas deliciosa na mesma proporção? Separei algumas dicas de substituições, principalmente, para o cardápio das grávidas e das crianças. Mas todo mundo pode aproveitá-las! Confira!

Aproveitando, sempre é importante destacar que o consumo excessivo de doces pode causar cáries nas crianças e, a longo prazo, pode levar ao desenvolvimento de diabetes e obesidade. Já para as grávidas, a ingestão de muito açúcar pode causar picos glicêmicos e levar ao diabetes gestacional. Portanto, escolham opções mais saudáveis nesta ceia.

Mix de frutas secas

Prepare um mix com frutas secas (como ameixa, damasco e tâmaras) e oleaginosas (como nozes e castanhas). Coloque em potinhos de vidro, bem charmosos. Serão uma ótima pedida para atrair a atenção das crianças.

Doce de tâmaras com nozes

Este docinho pode ser um perfeito substituto para os doces tradicionais como brigadeiro e branquinho. O bacana é aproveitar o sabor adocicado natural da tâmara. Separe os ingredientes e chame as crianças para participar.

Ingredientes

25 tâmaras sem caroço
1 xícara de nozes (ou outra oleaginosa)
2 colheres de sopa de cacau em pó
1/4 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo

Primeiro, você deve colocar as tâmaras de molho em água morna por 15 minutos. Em um processador triture as nozes (ou outra oleaginosa de sua preferência) em pedaços pequenos. Adicione o cacau em pó e a essência de baunilha. Após, bata tudo até ficar homogêneo. Em seguida, escorra a água das tâmaras e adicione no processador. Triture tudo até incorporar na mistura. Agora vem a parte divertida com as crianças: molde as bolinhas do tamanho que preferir, enrolando como um brigadeiro. Depois, armazene em um recipiente fechado na geladeira. Por fim, você pode cobrir os doces com cacau em pó, nibs de cacau, coco ralado ou chia. As crianças vão adorar!

Sorvete com iogurte

Diferentemente dos sorvetes industrializados, que carregam corantes, aromatizantes artificiais e gordura hidrogenada, esse sorvete caseiro é saudável e muito delicioso. Ele rende em média 400 gramas.

Ingredientes

4 bananas (médias) maduras
400g de Iogurte da sua preferência (prefira um mais cremoso)
1 colher (sopa) de mel

Como fazer

O primeiro passo é picar bem as bananas e triturá-las no liquidificador ou processador. Depois, você deve juntar o iogurte e o mel, batendo bem até formar um creme liso e homogêneo. Coloque em um recipiente que possa ir ao freezer e deixe congelar por pelo menos duas horas. Retire 10 minutos antes de servir para dar uma leve derretida e ficar mais fácil de servir. Depois, é só aproveitar.

E se você busca um cardápio personalizado e completo, com opções para todas as refeições, eu posso ajudar. Entre em contato para conversarmos.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!