Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Mitos e verdades sobre a alimentação das tentantes

09.Dez

Mitos e verdades sobre a alimentação das tentantes | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

O processo de tentar engravidar pode ser um momento de muita ansiedade tanto para as mulheres, quanto para os homens. Muitos sonham com as futuras roupinhas, o futuro quarto e até se preocupam antecipadamente sobre onde o bebê irá ficar após a licença-maternidade.

São preocupações interessantes, claro. Mas há um fato fundamental neste momento e que não pode ser esquecido: a alimentação da tentante. Ter um corpo bem nutrido, com uma alimentação equilibrada, não fará, por si só, você engravidar, mas certamente, preparará seu corpo de uma maneira mais saudável para vivenciar uma gestação.

Veja alguns mitos e verdades sobre a alimentação de quem está tentando engravidar.

Mesmo sendo tentante, já devo ir me alimentando por dois

Mito. Nem durante a tentativa de engravidar e muito menos na gestação: você não precisa comer por dois. Independentemente da fase, você deve manter uma alimentação saudável e equilibrada, mas sem exageros.

A alimentação do homem também é importante

Verdade. A alimentação saudável dos pais, antes da gestação pode fazer uma diferença positiva para a saúde do futuro bebê. Estes cuidados podem aumentar as chances de o casal engravidar, ter uma gestação tranquila e um bebê saudável, além de ajudar na recuperação da mãe após o nascimento.

A avaliação e acompanhamento nutricional antes da gestação é tão importante tanto para os homens como para mulheres, pois o material genético que compõe o bebê é proveniente de ambos.

Apenas cuidando da alimentação, conseguirei engravidar mais rapidamente

Mito. A alimentação balanceada é fundamental para quem está tentando engravidar, porém, não podemos deixar de lado outros hábitos saudáveis. Invista em exercícios físicos, tenha um sono de qualidade e mantenha-se hidratada. Se possível, fique longe de situações estressantes e desgastantes.

Homens e mulheres devem evitar bebidas alcoólicas durante a pré-gestação

Verdade. Cada vez mais estudos tratam sobre a relação fertilidade x bebidas alcoólicas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, enquanto na mulher o álcool pode interferir em fatores como a produção de hormônios, no homem, há indicativos de que as bebidas alcoólicas possam prejudicar a qualidade e motilidade dos espermatozoides.

Portanto, a sugestão é evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas na fase pré-gestacional. Lembrando que na gravidez, o consumo é totalmente proibido.

Então para os casais que estão tentando engravidar, sugiro o acompanhamento nutricional desde o início. Entrem em contato e vamos definir juntos o melhor cardápio para vocês antes da chegada do bebê.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!