Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

5 receitas diferentes para a ceia de Natal: do prato principal à sobremesa

02.Dez

5 receitas diferentes para a ceia de Natal: do prato principal à sobremesa | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Natal é sinônimo de reunir a família em volta da mesa e celebrar com muitas comidas saborosas. Mas nem sempre as receitas tradicionais agradam a todos, ou muitos ficam sem opções por não comerem algum ingrediente, como os vegetarianos. Pensando nisso, selecionei cinco receitas diferentes dos pratos convencionais e sem carne para mudar um pouco a mesa de Natal e atender a todos os gostos.

Couve-flor assada

Ingredientes
1 couve-flor pequena
¼ de xícara (chá) de azeite
2 colheres (chá) de páprica doce
Sal a gosto

Como fazer

Essa couve-flor vai ser um acompanhamento e tanto na ceia de Natal. A primeira coisa a se fazer é descartar as folhas e o talo da base da couve-flor. Corte a couve-flor em quatro: corte na metade, no sentido do comprimento, e cada metade ao meio novamente. Lave, seque bem e transfira para uma assadeira.

Numa tigela pequena, misture os demais ingredientes. Regue os pedaços de couve-flor com a mistura e espalhe com as mãos para cobrir toda a superfície. Por fim, leve ao forno pré-aquecido a 200°C para assar por cerca de 40 minutos, até dourar. Uma sugestão é, na metade do tempo, virar os pedaços com uma pinça. Sirva imediatamente após tirar do forno. Fica uma delícia!

Farofa de legumes

Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) farelo de aveia
2 ovos
1/2 cebola picada
3 folhas de couve picadas
1 cenoura ralada
1/2 xícara de milho cozido
2 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Ervas e tempero verde a gosto
Castanhas opcionais
Azeite a gosto

Como fazer

Primeiro, você deve misturar o alho a cebola, refogando com azeite em fogo baixo. Após, adicione a couve, a cenoura ralada, o milho e refogue por alguns minutos. Junte os ovos e misture sem parar. Adicione o farelo de aveia e misture bem.

Em seguida, coloque os temperos e a castanha. Desligue o fogo, adicione azeite a gosto. Dica: o azeite é o que faz a farofa não ficar muito seca. Sirva fria ou quente na ceia natalina.

Torta de frango

Ingredientes
Massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
6 colheres (sopa) de manteiga
½ lata de leite de coco
2 gemas
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal

Recheio
1 colher (sopa) de óleo
4 dentes de alho picados
2 cebolas médias picadas
2 tomates médios picados
1 peito de frango grande cozido e desfiado
1 vidro de palmito picado (300g)
½ lata de leite de coco
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
1 gema para pincelar

Como fazer

Massa

Convide as crianças para, literalmente, colocar a mão na massa. Vocês devem iniciar misturando os ingredientes com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos. Deixem descansar por 30 minutos na geladeira. Após, forrem o fundo e a lateral de uma forma de aro removível (26 cm de diâmetro), reservando cerca de um terço da massa para a cobertura.

Recheio

Para fazer o recheio é bem simples: em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho e as cebolas. Junte os tomates e refogue por cinco minutos. Acrescente o frango desfiado, o palmito, o leite de coco a pimenta-do-reino e o cheiro verde (se precisar, adicione um pouquinho de água). Misture bem e tempere com sal a gosto. Em seguida, coloque sobre a massa já na forma. Cubra a torta, fechando bem as bordas, pincele com a gema e leve ao forno em temperatura de 180°C por cerca de 40 minutos ou até dourar. Depois, é só saborear.

Salada em formato de guirlanda

Ingredientes
Folhas de rúcula
Tomates-cereja
Queijo mussarela de búfala

Como fazer

Esta salada fica tão bonitinha que dá até dó de comê-la. É supersimples de fazer: higienize as folhas de rúcula e os tomates-cereja. Posicione as folhas em um círculo, imitando uma guirlanda. Após, coloque os tomatinhos sobre as folhas e, em cima deles, os queijos de búfala.

Pudim de paçoca

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 e 1/2 xícaras (chá) de leite
5 ovos
1 xícara (chá) de paçoca esfarelada

Calda
1 xícara (chá) de açúcar demerara
1/2 xícara (chá) de água

Como fazer
Aproveite o clima natalino para deixar as crianças saborearem uma sobremesa diferente e não tão saudável. Afinal, equilíbrio deve fazer parte da alimentação, certo? Esta receita dá uma nova cara ao pudim tradicional.

Primeiro, você fará a calda: leve o açúcar e a água ao fogo baixo sem mexer até formar um caramelo. Despeje em uma forma de buraco no meio de 24 cm de diâmetro e reserve.
Para fazer o pudim: no liquidificador, bata o leite condensado, o leite e os ovos por dois minutos. Misture a paçoca com uma colher e despeje na forma caramelada. Leve ao forno médio pré-aquecido, em banho-maria, por 40 minutos ou até assar e firmar. Em seguida, retire, deixe esfriar e leve à geladeira por três horas. Desenforme e sirva. Os convidados da ceia vão adorar!

Que tal todas as dicas do post? Uma delícia, não é mesmo? São opções para fugir do tradicional da ceia natalina e agradar diferentes paladares. E se você deseja continuar acessando novas receitas, continue acompanhando o blog.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!