Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

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Como controlar os enjoos na gravidez?

25.Nov

Como controlar os enjoos na gravidez? | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Basta uma mulher falar que está passando mal, enjoada, que lá vem o diagnóstico popular: está grávida! A crença não é para menos, pois estima-se que 70% das gestantes sofram com este incômodo.
Mas a questão é que os enjoos na gravidez tiram o ânimo e deixam nós, mulheres, sem energia, não é mesmo? Infelizmente, é um sintoma muito comum no primeiro trimestre da gestação. A má notícia é que não há uma receita infalível para acabar com os enjoos, mas eles podem ser minimizados com algumas dicas.

Por que as gestantes sentem enjoo?

O enjoo que afeta as grávidas ocorre geralmente pela manhã, por isso, é chamado de enjoo matinal. Mas os sintomas podem ser sentidos em qualquer horário do dia, com ou sem a presença de vômito. Ele cessa, normalmente, no segundo semestre da gestação, embora algumas mulheres relatem enjoos até o nascimento do bebê.

Não há um consenso sobre a origem do enjoo em grávidas. Acredita-se que ele pode estar ligado às alterações hormonais que a mulher sofre durante a gestação. Um dos responsáveis pode ser o hormônio HCG que, além de inúmeros benefícios, pode retardar a digestão dos alimentos, facilitando as náuseas.

Como amenizar os enjoos

Como já abordei, não há uma receita infalível para acabar com este mal estar. Seguindo algumas dicas é possível amenizá-lo. Saiba como:
- Faça um lanchinho antes de se levantar da cama: ao acordar pela manhã, ingira algum alimento leve e aguarde uns 20 ou 30 minutos para se levantar da cama.
- Coma a cada duas ou, no máximo, três horas algum alimento que te faça bem;
- Se for difícil beber água, pingue gotinhas de limão, assim tolerará melhor;
- Dê preferência às bebidas ácidas, frias: limonada sem açúcar, chá de frutas cítricos;
- O gelado pode te ajudar muito nessa fase. Faça picolés de frutas caseiro.
- Abuse de frutas cítricas e pingue gotas de limão na comida;
- Gengibre: pode ser consumido em pequenas quantidades no suco, no chá, numa sopa ou creme funcional.
- Prefira alimentos sólidos: biscoito de polvilho integral, cookies integrais, chips de batata-doce, torradas de pães integrais;
- Se o que te faz mal é o cheiro da cocção dos alimentos, peça ajuda de alguém para prepará-los, enquanto você fica em outro ambiente da casa;
- Se a lista de alimentos que você consegue consumir por causa dos enjoos é pequena, faça um rodízio entre eles para evitar a monotonia alimentar!

E evite:

- Ficar de estômago vazio;
- Alimentos muito gordurosos, de difícil digestão;
- Alimentos muito condimentados e açúcares;
- Tomar líquidos durante as refeições;
- Deitar-se logo após comer.

Se mesmo com estas dicas seus enjoos não melhorarem, agende uma consulta para analisarmos melhor a sua alimentação. Será um prazer tornar este momento especial mais leve e tranquilo.

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