Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Dicas de lanches saudáveis para passeios e para receber crianças em casa

13.Nov

Dicas de lanches saudáveis para passeios e para receber crianças em casa | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Final de ano é tempo de sair da rotina, não é mesmo? É época de programar aquela viagem em família, reunir os parentes em casa ou fazer atividades ao ar livre com as crianças, aproveitando os dias de sol e calor. Mas é tempo, também, de não descuidar da alimentação, já que é muito fácil “cair em tentações” durante este período. E não estou falando somente de nós, adultos. As crianças também precisam continuar com uma rotina de alimentação saudável, principalmente, nas férias.

Pensando nisso, eu separei algumas receitas fáceis e muito saborosas de lanches para levar em viagens ou fazer aquele piquenique em família. Por fim, tem uma receitinha para receber os amiguinhos das crianças em casa.

Lanches para viagem

Antes de preparar o lanche para a viagem, é importante verificar o tempo do trajeto para escolher os melhores alimentos que podem ficar fora da refrigeração naquele período. Afinal, ninguém quer acabar com a viagem por conta de uma intoxicação alimentar nas crianças, certo? E não se esqueça da água e também de algumas porções de frutas.

Sanduiche natural

Monte o sanduiche com pão de forma, carne desfiada, cenoura ralada, tomate e um queijo leve, como o mussarela. Evite usar maionese ou algo mais gorduroso para não estragar.

Porções de oleaginosas

Escolha as oleaginosas preferidas das crianças e misture em um potinho colorido. Podem ser usadas castanha-do-Pará, a castanha de caju, amendoim, entre outros.

Biscoito de pão de queijo

Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz cozido (200 g)
3 colheres (sopa) de água (45 ml)
1 xícara (chá) de polvilho doce (100 g)
¼ de xícara (chá) de polvilho azedo (40 g)
½ xícara (chá) de parmesão ralado no ralo fino (50 g)
Sal
100 ml de água fervida com 2 colheres (sopa) de óleo de canola ou girassol

Modo de fazer

Aqueça bem o arroz cozido com a água e triture no processador até formar um purê. Transfira para uma tigela, adicione os polvilhos, o parmesão e sal a gosto e misture até formar uma farofa. Aos poucos, despeje a água fervente com óleo e misture até ficar homogêneo. Modele bolinhas, disponha em assadeira, mantendo espaço de uma para outra, e pressione-as levemente com um garfo. Leve ao forno médio pré-aquecido (180°C) por cerca de 30 minutos ou até dourarem por baixo.

Piquenique

As crianças adoram fazer piquenique. Convide-as para ajudar na montagem dos lanches e da cesta que será levada. Elas vão se divertir! Você pode levar, além do bolo abaixo, as opções de lanche para viagem mencionadas acima.

Bolo com frutas e canela

Ingredientes

4 ovos
1 e ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
½ xícara (chá) de óleo de canola
1 colher (sopa) de canela em pó
Raspas de 1 limão
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de aveia em flocos
1 maçã sem casca em cubinhos (reserve no suco de 1 limão)
½ xícara (chá) de frutas cristalizadas
½ xícara (chá) de uvas passas
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de fazer

Com um batedor de arame, bata os ovos com o açúcar mascavo, o óleo, a canela e as raspas de limão. Acrescente a farinha misturada com a aveia e misture bem. Incorpore a maçã, as frutas cristalizadas e as passas e adicione o bicarbonato e o fermento, misturando delicadamente. Despeje em uma forma de cone central, untada com óleo e enfarinhada e asse em forno médio pré-aquecido (180°C) por cerca de 45 minutos ou até dourar. Espere amornar para desenformar.

Para receber visitas em casa

Com visitas em casa, não dá para perder muito tempo na cozinha. Então separei alguns lanchinhos gostosos que vão ser sucesso entre os amiguinhos das crianças.

Patê de frango saudável para servir com torradinhas

Ingredientes

1 peito de frango cozido e desfiado
1 copo (250 ml) de iogurte natural
Sal e tempero a gosto (você pode optar por salsinha, orégano e cebolinha)

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes e os temperos no processador ou liquidificador e bata até se obter uma mistura homogênea e cremosa. Em seguida, leve à geladeira. Sirva com torradinhas, panquecas ou até crepioca.

Muffin de banana e chocolate

Ingredientes
200g de manteiga sem sal
2 xícaras (chá) de banana-nanica amassada
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pacote (100 g) de coco ralado úmido e adoçado
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
100g de chocolate meio amargo picadinho

Modo de fazer

Derreta a manteiga e junte a banana, o açúcar, os ovos, a essência de baunilha e o coco. Misture até incorporar todos os ingredientes. Agregue a farinha peneirada com o fermento e mexa somente até homogeneizar. Por último, adicione o chocolate picado. Disponha em forminhas descartáveis (110ml de capacidade) acomodadas dentro de moldes de metal para muffin, preenchendo cerca de 3/4 de cada uma. Leve ao forno médio pré-aquecido (180 °C) por cerca de 25 minutos ou até dourarem.

Para mais dicas de receitas saudáveis, faça o cadastro clicando aqui e receba muitas opções gratuitamente!

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!