Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Mês do veganismo: conheça três receitas nutritivas

02.Nov

Mês do veganismo: conheça três receitas nutritivas | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

O veganismo já foi tema aqui no blog, mas sempre é importante falar deste movimento tão ligado à alimentação. Aliás, você sabia que o dia 1° de novembro é considerado o Dia Mundial do Veganismo? Para celebrar esta data tão importante, eu trouxe algumas receitas especiais para as crianças e mamães grávidas. Vamos conferir?

Mas antes vamos relembrar que o veganismo é uma maneira de viver, não só de se alimentar, que procura excluir todas as formas de exploração animal, desde roupas e cosméticos, até atrações como circo, por exemplo. Na alimentação, os veganos têm uma dieta livre de todos os alimentos de origem animal, tais como carne, laticínios, ovos, mel, etc.

Confira três receitas veganas para fazer em casa!

Mousse de chocolate

Uma receita deliciosa para oferecer como sobremesa para as crianças ou ainda tornar o lanche da tarde mais especial e divertido. Confira!

Ingredientes:

1 abacate maduro;
4 colheres de sopa de cacau em pó;
4 colheres de sopa de melado de cana.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme. Acrescente raspas de laranja e baunilha caso goste. Deixe na geladeira por 12 horas. Este mousse é versátil e pode até virar um picolé! Basta coloca-lo em forminhas e levar ao congelador até ficar firme.

Pizza vegana

Esta receita vai garantir doses extras de vitaminas para as grávidas e para as crianças, além de ser uma delícia!

Massa

180 ml de água morna;
1 sachê de 10g de fermento biológico seco;
2 e 1/2 xícaras (de chá) de farinha de trigo (cerca de 300g);
4 colheres (de sopa) de azeite (ou 60ml);
Sal a gosto.

Modo de preparo

Despeje a farinha em uma vasilha, juntamente com o fermento biológico e misture. Adicione o azeite, o sal e vá colocando a água morna aos poucos. Sove a massa até ela ficar homogênea e desgrudar das mãos; se sentir necessidade, acrescente mais farinha.

Cubra a massa com um pano de prato, e deixe-a descansando por 30 minutos ou até dobrar de tamanho. Assim que a massa crescer, abra-a com o auxílio de um rolo. Disponha a massa em uma assadeira untada e reserve. Preaqueça o forno a 210ºC.

Recheio

1 pimentão vermelho;
1 pimentão amarelo;
1 cebola cortada em rodelas;
Champignon;
Azeitona preta;
Tomate;
Tomate seco;
Orégano a gosto.

Modo de preparo

Em uma frigideira, doure a cebola em um fio de óleo. Após, acrescente os tomates picados, sem pele e sem sementes e adicione os pimentões. Deixe cozinhar por apenas alguns minutos. Cuidado para não queimar e nem ficar muito líquido! Coloque a mistura da frigideira sobre a massa, finalizando com o champignon, a azeitona preta, o tomate seco e uma pitada de orégano. Se preferir, pode separar algumas rodelas de tomate e colocá-las sobre a massa. Leve a pizza recheada para assar por cerca de 25 minutos ou até que a massa esteja assada e firme.

Humus delicioso

Sirva este humus delicioso com legumes crus ou assados ou ainda como acompanhamento na janta ou almoço. Se quiser, também pode oferecer às crianças com um biscoito salgado vegano.

Ingredientes

2 xícaras de grão de bico cozido;
1 cebola picada;
Salsa a gosto;
Azeite extra virgem;
Uma pitada de sal.

Modo de preparo

Triture todos os ingredientes juntos e pronto!

Para mais sugestões de receitas veganas e nutritivas, entre em contato e agende uma consulta! Tenho o cardápio ideal e completo para atender as necessidades da sua alimentação vegana.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!