Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Como é a introdução alimentar para bebês prematuros

30.Set

Como é a introdução alimentar para bebês prematuros | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

A gravidez é um momento único na vida de nós, mulheres. Preparamos tudo e nos organizamos para chegarmos com saúde ao nono mês de gestação. Mas, por motivos variados, algumas gestantes têm partos prematuros, os quais ocorrem antes das 37 semanas. A prematuridade pode impactar na rotina do bebê como, por exemplo, o processo de introdução alimentar.

Quando iniciar a apresentação de alimentos para o seu bebê prematuro

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que se espere até quatro ou seis meses de idade corrigida (veja mais abaixo) para introduzir novos alimentos aos prematuros, pois nessa fase a maioria dos bebês deverá ter um desenvolvimento dos órgãos fonoarticulatórios compatível com a função de deglutição. Porém, se o prematuro se desenvolver normalmente e tiver um bom crescimento, a introdução alimentar pode ocorrer aos seis meses de vida. Cada caso deve ser avaliado individualmente.

Além disso, é recomendado avaliar os sinais de prontidão: se o bebê já sustenta corretamente o pescoço, se senta com pouco apoio e se direciona com interesse para os alimentos, entre outros.

Mas o mais importante ao oferecer os alimentos sólidos ao seu bebê, seja ele prematuro ou não, é ter paciência e persistência. É natural que os bebês estranhem a consistência, o sabor e todas as características do alimento, pois antes a única fonte de alimento dele era líquida, sendo o leite materno ou a fórmula.

Além disso, crianças prematuras podem ter alguns reflexos (como vômito) pelo uso prolongado de sondas e tubos.

O que é idade corrigida e idade cronológica?

Como falamos acima, deve-se considerar, de forma geral, a idade corrigida do bebê prematuro na introdução alimentar. Mas você sabe a diferença entre elas? A idade cronológica é o tempo de vida depois do nascimento. Um bebê que nasceu dia 18 de julho terá três meses de idade cronológica no dia 18 de outubro. Já a idade corrigida é a idade ajustada ao grau de prematuridade. É a idade que o bebê teria se tivesse nascido de 40 semanas.

Quais alimentos devo oferecer?

É importante ter certeza de que seu bebê está recebendo alimentos ricos em nutrientes e energia, o ideal e mais recomendado é que seu bebê tenha o acompanhamento nutricional, para garantir que seu desenvolvimento está sendo pleno e saudável. Neste ponto, eu posso te ajudar, elaborando um cardápio completo e adequado para seu filho. Vamos conversar?

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!