Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Quais frutas não podem faltar na alimentação do seu filho

11.Set

Quais frutas não podem faltar na alimentação do seu filho | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Uma das maiores felicidades das mamães é ver os filhos bem alimentados, aceitando frutas, legumes e verduras. Eu entendo vocês e essa felicidade não é para menos: os benefícios de uma alimentação saudável na infância são inúmeros e trarão resultados para a vida adulta. Mas hoje, em especial, vim falar sobre as frutas, as estrelas do cardápio desde a introdução alimentar.

Por que as frutas são tão importantes assim? Em geral, elas contêm fibras, vitaminas, água, frutose, sais minerais, carboidratos, gorduras e proteínas. Outro benefício é que a maioria possui poucas calorias e dá boa saciedade aos pequenos. São ainda ótimas aliadas ao sistema imunológico. Por isso, devemos incentivar e oferecer as mais variadas frutas às crianças, criando um hábito saudável para a vida toda.

Seja criativa na hora de oferecer as frutas

Eu sei que nem sempre é tão fácil assim criar este hábito e algumas crianças são super-resistentes, preferindo lanches menos saudáveis, como salgadinhos e biscoitos recheados. Então, a minha dica é atraí-las pelos olhos. Como assim? Coloque as frutas picadas em espetinhos. Faça uma decoração com frutas em formas e cores diferentes em um prato. Vale até jogar um pouquinho de iogurte natural sobre elas. Use a imaginação e seja exemplo consumindo estes alimentos também.

O melhor é oferecer a fruta in natura para as crianças, porque, desta forma, as fibras e nutrientes permanecem inalterados. Porém, se houver muita resistência, ofereça o suco – recomendado somente para crianças acima de um ano.

Quais frutas não podem faltar na alimentação do seu filho

Fruta boa é a fruta oferecida e não recusada, não é mesmo? Mas eu sei que algumas frutas são mais fáceis de serem encontradas na feira; outras estão disponíveis em diferentes estações do ano; tem também aquelas que são unanimidade no paladar das crianças. Por isso, fiz uma listinha com cinco opções que não podem faltar na alimentação do seu filho.

Ah, e não se culpe se ele não aceitar todas na primeira oferta, continue tentando sempre que possível.

Veja quais são e os benefícios delas:

- Banana: a queridinha da maioria das crianças fornece potássio e magnésio, ajudando a evitar as cãibras musculares. É rica em vitaminas do complexo B, que dão muita energia. Também possui muitas fibras.

- Maçã: a casca possui muita vitamina C. As suas fibras são boas para o intestino, evitando a constipação. Sabia que comer maçã também ajuda a prevenir cáries? Sim, as fibras limpam os dentes e a sua composição impede que as bactérias e vírus infectem a área bucal.

- Mamão: é unanimidade entre as mamães quando o assunto é bebês com dificuldade de evacuar. Isso ocorre porque o mamão tem efeito laxante. Além disso, a papaína, uma enzima da fruta, ajuda na cicatrização de feridas. Rico em fibras, o mamão também ajuda a reduzir e controlar os níveis de colesterol.

- Laranja: é muito conhecida e oferecida por conter vitamina C, que combate o resfriado e auxilia na absorção de ferro de outros alimentos. Assim como as outras frutas listadas, também possui muitas fibras. É uma ótima fonte de energia, porque é rica em açúcar e carboidratos.

- Manga: seu sabor adocicado é bem aceito pelas crianças. A manga ajuda a fortalecer o sistema imunológico porque contem vitaminas A e C. As suas fibras ajudam no funcionamento intestinal, prevenindo a prisão de ventre. Também faz bem para o coração, pois contém antioxidantes e fibras solúveis que contribuem para as artérias.

Se mesmo com todas essas dicas, você encontrar dificuldades para inserir as frutas na rotina alimentar dos seus filhos, eu posso te ajudar! Acompanhe minhas dicas no Instagram ou agende uma consulta para conversamos melhor.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!