Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Náuseas e vômitos durante a gestação: um problema comum

20.Mai

Náuseas e vômitos durante a gestação: um problema comum | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

É real: você fez o teste e, depois de desconfiar, realmente confirmou que estava grávida. A alegria toma conta da casa, pois, em breve, um novo serzinho passará a fazer parte da sua família. Porém, durante a gestação, chegam os problemas: náuseas, vômitos e desconforto.

Calma, não precisa se desesperar. É natural e muito frequente ver as futuras mamães reclamarem de enjoo matinal, náuseas e vômitos. Embora cada grávida seja diferente, ter náuseas é bastante comum durante a gestação. Cerca de 50% das mulheres sofrem de náuseas e vômitos, já 25% só têm náuseas e outras 25% não são afetadas por este problema.

Por que isso acontece? A possível explicação para isso são as rápidas alterações hormonais do início da gravidez. Quando o início da gestação é caracterizado por vômitos excessivos e perda de peso, provavelmente apresenta um quadro de Hiperêmese Gravídica e o estado nutricional está comprometido. O desequilíbrio de fluidos e eletrólitos pode requerer hospitalização para reidratação e suporte nutricional, destacando que só ocorre a hospitalização em casos de desidratação.

Como amenizar o incômodo das náuseas e vômitos na gestação?

Mas esta forma comum de enjoos e desconforto pode ser ajudada e amenizada por simples medidas dietéticas:

• Dieta mais seca, composta por alimentos de fácil digestão;
• Evitar alimentos gordurosos em excesso, pois podem aumentar os sintomas;
• Líquidos e gorduras devem ser adicionados gradualmente às refeições, conforme tolerância da gestante;
• Evitar muitas horas em jejum (sem se alimentar);
• Realizar refeições fracionadas (várias vezes ao dia e em menor quantidade);
• Evitar alimentos muito condimentados ou que contenham forte odor;
• Evitar a ingestão de líquidos durante as refeições;
• Evitar deitar-se após as refeições;
• Mastigue devagar;
• Evitar café, chá preto/mate, doces, frituras e refrigerantes;
• Inicie o café da manhã pelos alimentos sólidos;
• Evitar roupas apertadas;
• Evitar ficar no local onde é preparada a comida para não enjoar com o cheiro;
• Alimentos fontes de vitamina B6 (bife de fígado, banana, salmão cozido, frango
cozido, castanhas, abacate, manga, melancia, couve-de-bruxelas, entre outros) auxiliam para amenizar os efeitos.

Procurar um profissional é importante durante a gestação

Não somente por ter ou não náuseas, enjoos e desconforto, procurar um profissional nutricionista garante a você uma maior qualidade de vida e bem-estar durante a gravidez.
Através do contato com um nutricionista especializado, você pode receber maiores orientações e um acompanhamento nutricional que dá a você tudo o que seu corpo precisa para ser saudável durante a gravidez.

Como nutricionista que acompanha cada período da gestação das mamães, posso ajudar você a garantir que a sua saúde e a saúde do seu bebê estejam em dia, bem como você tenha uma melhor qualidade de vida durante a gravidez e após o nascimento do seu pequeno.

Vamos começar juntas? Agende sua consulta clicando abaixo!

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!