Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Início da amamentação: como serão os primeiros dias

14.Mai

Início da amamentação: como serão os primeiros dias | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Saiba mais sobre o início da amamentação para começar esses momentos incríveis da melhor maneira possível.

Após a chegada do seu bem mais precioso, o bebê, muitas dúvidas começam a tomar conta da cabeça das mamães. Uma delas, em especial, sobre a amamentação: o que esperar desse momento? Como serão os primeiros dias dessa fase tão importante?

E hoje, é sobre isso que vamos falar: o início da amamentação. Sabemos que o aleitamento materno é o desejo de todas as mamães, além de gerar inúmeros benefícios para ela e seu filho. Continue aqui comigo e entenda porquê!

O que eu preciso saber sobre os primeiros dias de amamentação?

Os primeiros 14 dias após o parto são cruciais para a amamentação bem-sucedida, pois é nesse período que a lactação se estabelece, além de ser um momento de intenso aprendizado para a mãe e seu o bebê.

A amamentação deve ser iniciada tão logo quanto possível, de preferência na primeira hora após o parto. A sucção espontânea do recém-nascido pode não ocorrer antes de 45 minutos a 2 horas após o parto, porém o contato pele na pele imediatamente após o parto é muito importante para o bebê sentir a mamãe e saber que ali é um ambiente seguro.

O contato precoce com a mãe se associa com uma maior duração da amamentação, além da melhor interação mãe/bebê, melhor controle da temperatura do recém-nascido, níveis mais altos de glicose e menos choro do seu pequeno. Além disso, a sucção precoce da mama pode reduzir o risco de hemorragia pós-parto, ao liberar ocitocina, e icterícia no recém-nascido, pois isso gera aumento da motilidade gastrointestinal.

É importante que as mamães também saibam que o aleitamento materno sob livre demanda deve ser encorajado, pois faz parte do comportamento normal do recém-nascido mamar com frequência, sem regularidade quanto a horários.

Cuidados importantes durante a amamentação

A mamãe deve ter alguns cuidados no período da amamentação e hábitos de vida saudáveis, como:

- Alimentar-se adequadamente; converse com uma nutricionista;
- Evitar o consumo de álcool, pois pode passar para o bebê;
- Não fumar;
- Fazer exercícios físicos moderados (quando liberada pelo médico);
- Ingerir remédios somente se indicados pelo médico;
- Usar roupas confortáveis.

Nesse momento tão especial e único, saber o que fazer torna tudo mais tranquilo para você e para o bebê. Neste caso, receber as instruções e os conselhos de uma nutricionista para garantir que ambos estejam saudáveis é importantíssimo, principalmente no processo de amamentação.

Que tal passarmos essa fase juntas? Fale comigo e agende sua consulta!

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!