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Terceiro trimestre de gravidez: cuidados para uma gestação saudável

06.Fev

Terceiro trimestre de gravidez: cuidados para uma gestação saudável | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Hoje vamos falar do terceiro trimestre da gestação, essa fase tão bonita que engloba da 25ª à 42ª semana de gravidez. Além de nesse momento seu bebê estar ainda mais perto do nascimento, também é um período em que o peso da barriga é real e a preocupação em relação aos cuidados com o bebê ficam ainda maiores. Por isso, hoje vamos falar especificamente dessa etapa da sua gravidez e algumas dicas para uma gestação saudável neste período.

O que ocorre em uma terceira semana de gestação saudável

Bom, primeiramente, na terceira semana, como já explicamos, seu pequeno já está mais próximo de nascer, crescendo a cada dia e com os órgãos e tecidos quase formados. Agora seu bebê está muito mais resistente para o nascimento e, a partir da 33ª semana, passa a acumular mais gordura, se parecendo cada vez mais com um recém-nascido. Ou seja, chegou a hora de se preparar para o tão esperado parto.

Para isso, já é essencial tomar algumas decisões, como a de fazer parto normal ou cesariana e começar a realizar exercícios para fortalecer seu corpo para a chegada da criança, facilitando a saída do bebê e evitando qualquer tipo de problema. Para uma gestação saudável, o mais indicado é investir em aulas de preparação para partos, tanto no sistema público de saúde quanto nas redes particulares e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o nascimento com médicos e profissionais especializados.

Cuidado com a retenção de líquidos

É claro que uma gestação saudável também envolve algumas dificuldades e cuidados importantes a serem tomados. Um dos problemas mais comuns em relação a esse período é a tendência das mamães à retenção de líquidos, aumentando no terceiro trimestre e refletindo no ganho de peso excessivo. Para evitar esse problema, além de estar bem hidratada, os cuidados com alimentação devem ser redobrados, como, por exemplo:

- Realizar pequenos lanches a cada duas horas;
- Levar marmitas com seu lanche diário para o trabalho;
- Variar o cardápio, tendo mais chances de ingerir todos os tipos de nutrientes que você e o seu bebê precisam;
- Comer frutas, verduras, cereais integrais e coloque oleaginosas (nozes, castanha) em alguma refeição do dia;
- Pingar gotas de limão na sua comida para aumentar a absorção de ferro.

Cuidados para uma gestação saudável no terceiro semestre

Além da retenção de líquidos, alguns outros desconfortos são comuns nessa época da gravidez. Para saber como lidar com isso, listamos os mais comuns e como evitá-los:

Cãibras: são bem comuns neste período, especialmente à noite. Para diminuir o problema, alongue as pernas antes de dormir e opte por medicamentos ou alimentos com magnésio para aliviar a dor.
Varizes: surgem devido ao aumento da circulação do sangue, ocasionado pelo aumento de peso. Evite longos períodos na mesma posição, com as pernas cruzadas, sentada ou em pé. Meias para compressão também podem ser úteis para ajudar em uma melhor circulação.
Azia: azia e má-digestão são bem comuns, mesmo em uma gestação saudável. Entre os cuidados a serem tomados está uma alimentação mais leve e evitar deitar logo após as refeições.
Dor nas costas: natural, devido ao aumento do peso na barriga. Para amenizar a dor, use calçados com um bom apoio e evite levantar ou carregar objetos pesados.
Insônia: a falta de sono pode se agravar no terceiro trimestre da gestação, principalmente pela dificuldade de encontrar uma posição confortável na hora de dormir. Por isso, antes de deitar procure relaxar. Para dormir, use almofadas para apoiar as costas e a barriga, deitando sempre de lado.

Espero que todas essas informações sejam úteis para ajudar você a ter uma gestação saudável e praticar todos esses cuidados no seu terceiro trimestre de gravidez. Para tornar esse momento ainda mais tranquilo, você também pode realizar um acompanhamento completo da sua gestação. Entre em contato comigo e saiba mais!

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