Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Sabia que seus hábitos alimentares podem afetar os do seu filho?

19.Nov

Sabia que seus hábitos alimentares podem afetar os do seu filho? | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

A chegada de uma criança na vida de uma família é repleta de alegrias e também de novas mudanças. Essas últimas, por sua vez, iniciam desde o primeiro mês de gestação e seguem pelo resto da vida dos novos papais. Principalmente na infância, fase na qual os pequenos ainda são 100% dependentes e precisam de cuidado e atenção em todos os fatores da vida.

Especialmente na infância, os pais estão ainda mais presentes na vida de seus filhos, uma vez que, praticamente, as crianças ficam 24 horas junto aos seus pais. Diante disso, os filhos acabam transformando seus hábitos a todo momento, e como seu espelho principal são seus pais, os pequenos acabam tomando atitudes e realizando hábitos que vêm do pai e da mãe, uma vez que a figura de ambos é a mais presente em sua vida, tornando-se o seu maior exemplo.

Por exemplo: nessa fase da vida da criança, se um pai/uma mãe falar que “a” será mais importante do que “b”, com toda a certeza a criança vai aprender que o “a” sempre estará na frente do “b”, e se tornará regra em sua vida que o “a” seja mais valorizado que o “b”. Esse exemplo serve para qualquer coisa da vida, para situações, para hábitos e, inclusive, para a alimentação da criança.

E, aliás, principalmente com a alimentação, pois essa é uma ação que acaba afetando diretamente na vida da criança, seja de forma negativa ou positiva. Se um filho ver que seus pais vão comer todos os dias frituras e doces, por exemplo, ele vai entender que aquela alimentação é natural e também vai querer comer todos os dias, por mais que os pais insistam de que aquilo não fará bem a ele. Como falar que aquilo não é ideal para uma criança se, na prática, você, pai ou mãe, está fazendo exatamente aquilo que diz para não ser feito?

Daí o motivo principal desse texto: alertar os pais de que os seus hábitos alimentares afetam as crianças. O que significa? Os pais devem ser o maior exemplo dos pequenos: hábitos alimentares negativos afetam a saúde da criança de forma ruim, e ao contrário, também, afinal, se você tiver uma alimentação saudável, você não só vai preparar as refeições da criança com esses alimentos naturais e bons para a saúde como também estará ensinando que aqueles alimentos são melhores para ele.

E como sabemos que a família exerce a maior influência ambiental sobre a criança, podendo oferecer um ambiente saudável e educativo aos filhos ou o contrário, é necessário preparar-se para novos hábitos alimentares antes mesmo de receber o bebê. Quando a criança já está na fase de entender todo esse processo, esses hábitos devem ser mantidos de forma saudável e intensificados para mostrar o que é certo e errado na alimentação da criança. Afinal, comportamentos podem influenciar nos hábitos alimentares e servem como modelo para os pequenos.

Assim, é importante que a prática de comer em família, com os pais servindo como modelo para o comportamento alimentar das crianças, inicie antes mesmo da chegada do bebê, durante a gestação, para que todos estejam preparados para receber o pequeno e também durante toda a infância. O mais bacana de tudo isso é que todos vivem mais saudável: mamãe, papai, vovôs, vovós, filhos, e todos que vivem na casa.

Quer saber mais sobre como ter sucesso nesse processo? Entre em contato comigo!

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!