Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Gorduras do bem: conheça seus benefícios e saiba onde encontrá-las

12.Mai

Gorduras do bem: conheça seus benefícios e saiba onde encontrá-las | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Quando falamos sobre gordura, logo pensamos em produtos industrializados, frituras e alimentos pesados que não fazem bem para a nossa saúde, não é?

Mas, na verdade, essas substâncias não são sempre as vilãs da alimentação. Algumas gorduras são sim maléficas para o organismo, mas, existe também aquelas que trazem diversos benefícios e precisam estar presentes na alimentação de todos, chamadas de gorduras do bem.

Descubra mais sobre esse assunto! Boa Leitura.

Quais são os tipos de gorduras?
Elas são encontradas em três formas:

- Trans: criadas pela indústria alimentícia para trazer mais sabor aos produtos, estão presentes em diversos alimentos industrializados e podem ser relacionadas a problemas cardíacos, diabetes e obesidade. Devem ser evitadas ao máximo, especialmente na dieta das crianças.

- Saturadas: elas estão em queijos, carnes e frituras. Em excesso, podem levar à formação de placas de gordura, que causam infarto e AVC. A quantidade segura é de no máximo 10% da alimentação diária.

- Insaturadas: são as chamadas gorduras do bem. Ajudam a prevenir diversas doenças, especialmente as do coração, e compõem vários alimentos do dia a dia. Podem ser consumidas com frequência e em quantidades um pouco maiores, desde que não ultrapasse os 30% da dieta do dia.

Quais são os benefícios das gorduras insaturadas?
Seu consumo traz diversas vantagens para o corpo humano. Veja algumas:

- Ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentam os níveis do colesterol bom, que protege o coração;
- Colaboram para a saúde cerebral, reduzindo o desenvolvimento de doenças como Alzheimer;
- Têm ação antioxidante e anti-inflamatória;
- Diminuem as chances de desenvolver diabetes tipo 2;
- São benéficas para os olhos e a visão;
- Trazem sensação de saciedade.

Quais alimentos contém as gorduras do bem?
Não é difícil adicioná-las à alimentação da família, já que diversos itens do dia a dia são ricos em gorduras insaturadas. Confira alguns:

- Peixes: principalmente os de água fria, como atum, sardinha e salmão, são ricos em ômega-3, um tipo de gordura insaturada que tem uma potente ação anti-inflamatória.

- Oleaginosas: amendoim, castanha-de-caju, avelã e amêndoas também têm grandes quantidades de gorduras boas, mas devem ser consumidas com moderação, pois são bastante calóricas.

- Óleos vegetais: de canola, soja, milho, girassol e, especialmente, o azeite de oliva, contêm diversos tipos de gorduras insaturadas. Procure consumi-los em preparos que não precisem de calor acima de 200 °C, pois as altas temperaturas podem prejudicar seus nutrientes.

- Abacate: uma das únicas frutas ricas em gordura, a maior parte delas insaturadas, é uma grande aliada da saúde.

- Ovos: além de conterem as gorduras boas, também são uma ótima fonte de proteína e vitaminas. Escolha os caipiras, que trazem maior quantidade de ômega-3.

Além desses alimentos, o chocolate amargo, as azeitonas, as nozes e as sementes de linhaça e de chia também são fonte de gorduras insaturadas.


Traga uma alimentação mais saudável para sua família com a minha ajuda!

Quer saber como introduzir as gorduras do bem e conhecer outros alimentos essenciais para a saúde?

Entre em contato e descubra como posso ajudar a oferecer mais benefícios na dieta, sem perder a praticidade e o sabor.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!