Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Confira dicas de atividades divertidas para fazer com as crianças na Páscoa

07.Abr

Confira dicas de atividades divertidas para fazer com as crianças na Páscoa | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

O feriado de Páscoa pode ser uma ótima oportunidade para se divertir em família, preparando uma programação que envolve tanto as crianças, quanto os pais. Também é a ocasião ideal para fazer receitas em conjunto com os pequenos, incentivando sua curiosidade sobre o preparo dos alimentos.

Pensando nisso, separei algumas dicas do que fazer nessa data! Acompanhe o texto e confira.

Brincadeiras e atividades para a Páscoa
Confira algumas ideias para divertir a família na comemoração deste feriado especial:

- Ovinhos decorados
Use a casca de ovo como matéria-prima para uma obra de arte de seus pequenos. Veja o passo a passo:

1- Delicadamente, faça um furo no centro da base de dez ovos, usando um prego e um martelo. Com uma tesoura pequena, abra um buraco maior, de cerca de 1 cm de diâmetro.
2- Escorra as claras e as gemas e reserve na geladeira, para usar em alguma receita.
3- Lave as cascas por dentro e por fora em água corrente, com cuidado para não quebrá-las.
4- Coloque-as em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos, a 180°C, para retirar toda a água e o cheiro de ovo e eliminar riscos de contaminação.
5- Agora, as cascas podem ser pintadas e decoradas como preferir!

- Decorar a casa
Que tal encher os cômodos de alegria e ocupar os pequenos na confecção de decorações? Coelhos, ovos e cenouras feitos em TNT e EVA são uma ótima opção. Eles também podem produzir cestinhas com palitos de picolé e cola quente, enchê-las com palha, doces e as cascas de ovos pintadas e espalhar pela casa.

- Caça aos ovos
A brincadeira mais tradicional para esse período consiste em esconder ovos de chocolate e os decorados, para que as crianças encontrem. Quem achar um item pode ficar com ele ou os pontos podem ser somados para que o vencedor receba algum prêmio, como um ovo maior.

- Ovo de Páscoa caseiro
Fazer seu próprio ovo de chocolate, com ajuda de seus filhos, é uma atividade que irá entretê-los e despertar o interesse na cozinha. Além disso, é mais em conta do que as opções prontas, e você ainda consegue oferecer versões menos prejudiciais à saúde. Confira a receita:

INGREDIENTES
250 gramas de chocolate meio amargo.
Forma para ovo de Páscoa de silicone (pode-se fazer um único ovo em uma forma grande ou usar várias pequenas).
Papel-manteiga.

MODO DE PREPARO
- Em um recipiente apropriado, derreta dois terços do chocolate no microondas, de 30 em 30 segundos. Nos intervalos, mexa para ajudar a amolecer. Tenha cuidado para não queimar.
- Quando estiver derretido, misture o restante do chocolate até que esteja homogêneo.
- Encha as metades das formas com quantidades iguais, usando uma colher. Coloque bastante chocolate para o ovo não ficar muito fino.
- Coloque as formas com chocolate no papel-manteiga, com a parte aberta para baixo, e leve para a geladeira até endurecer.
- Desenforme com cuidado e está pronto! Agora, você pode decorá-lo e rechear com ganache, brigadeiro, mousse, frutas, ou o que preferir.

Veja mais dicas como essas

Para conferir outras ideias de atividades e receitas para fazer com os pequenos em datas especiais, acesse o meu blog.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!