Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Descubra os benefícios de cozinhar com as crianças

15.Mar

Descubra os benefícios de cozinhar com as crianças | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

A infância é um período de muito aprendizado, onde as crianças formarão a maior parte de sua personalidade e também criarão hábitos que podem durar por muito tempo! Por isso, é preciso implementar rotinas saudáveis.

Entre elas, está a experiência de cozinhar! Descubra quais são os benefícios de inserir os pequenos no momento de preparo dos alimentos e saiba como eles podem participar. Acompanhe!

Como inserir todas as faixas etárias na cozinha?

- Crianças menores de dois anos: nessa fase, o papel deles é mais de observação. Estarão presentes durante todo o processo, olhando como os pais realizam essa atividade, sentindo cheiros e até mesmo provando. Permita que os pequenos interajam com os alimentos e com os utensílios, oferecendo, é claro, itens seguros.

- De dois a três anos: com o desenvolvimento motor um pouco maior, já podem ajudar a misturar ingredientes, por exemplo. Esse também é o período de aprendizado da fala, então, converse com as crianças sobre o que está fazendo, conte histórias que envolvam a receita e fale sobre os alimentos que vai utilizar.

- De três a seis anos: a partir daí, eles já podem colocar a mão na massa, amassando ingredientes, usando o rolo de macarrão, untando formas e montando camadas de um preparo, por exemplo. É importante ensinar também a necessidade de uma higiene adequada ao lidar com a comida.

- A partir dos sete anos: podem realizar todas as atividades já citadas, além de lavar a louça, arrumar a mesa, usar o liquidificador e outras ações. Nessa época, também já podem ajudar a picar os alimentos, mas a supervisão dos pais deve ser constante. Foque sua atenção totalmente na criança para evitar acidentes.

Quais os benefícios de levar as crianças para a cozinha?

- Incentiva o desenvolvimento motor e físico
Ações como misturar ingredientes, montar camadas ou cortar os alimentos (sempre com os olhos atentos dos pais por perto) ajudam a desenvolver a coordenação motora e as habilidades manuais.

- Estimula a alimentação saudável
Os alimentos feitos em casa serão sempre mais benéficos do que os industrializados, por isso, criar o hábito de preparar sua própria comida já é um passo para uma dieta mais saudável. Claro que, ao fazer receitas nutritivas, as vantagens são ainda maiores, já que as crianças se acostumarão com elas.

- Abre espaço para novos alimentos na dieta
Quando os pequenos participam do processo, seja apenas observando ou colocando a mão na massa, naturalmente têm mais curiosidade em experimentar o resultado final. Com isso, podem acabar provando ingredientes que antes não aceitavam.

- Fortalece vínculos afetivos
Ter momentos de interação e colaboração enriquece o relacionamento entre pais e filhos, especialmente quando se trata de comida, algo muito relacionado a acontecimentos nostálgicos e sentimentos. Fazer a receita de bolo da vovó pode se tornar um momento de conversa sobre o passado que será marcante para a criança!

Confira receitas para cozinhar com os pequenos
No meu blog, você encontra várias dicas de preparos simples, saborosos e nutritivos para fazer em família.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!