Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Saiba tudo sobre a amamentação no início da dentição

04.Fev

Saiba tudo sobre a amamentação no início da dentição | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Os primeiros meses de vida da criança são cheios de mudanças e desenvolvimento. Uma das fases mais complexas é quando os dentes começam a nascer. Geralmente, os bebês sofrem muito com dores e os pais têm muitas dúvidas sobre esse novo momento.

Uma das principais questões é: como deve ser a amamentação nessa época? É claro que cada criança e família tem suas particularidades, mas algumas dicas podem tornar esse período mais tranquilo e esclarecer questões importantes.

Acompanhe o texto para saber mais sobre esse assunto! Boa leitura.

A amamentação deve ser interrompida quando os dentinhos nascem?

De maneira nenhuma! A dentição começa a surgir em torno dos seis meses e nessa época os bebês ainda precisam muito do leite materno, já que a amamentação é recomendada até os dois anos de idade.

Afinal, ele é um alimento completo, contendo todos os nutrientes necessários para as crianças dessa idade e sendo importante mesmo quando outros alimentos já começam a ser introduzidos.

Porém, o desconforto que os bebês sentem na gengiva, com o crescimento dos dentinhos, podem fazer com que mordam os seios enquanto mamam, causando dores, incômodo, podendo ferir e levar até a mastite, uma inflamação dos tecidos da mama.

Confira algumas dicas de como tornar esse processo mais confortável tanto para a mãe quanto para a criança!

Ofereça outras formas de aliviar a dor

Os bebês mordem para aliviar o desconforto do nascimento da dentição, portanto, uma forma de evitar que machuquem o peito da mãe é utilizar outros objetos que podem trazer esse alívio.

Existem mordedores específicos para isso, que podem ser enchidos com água e congelados, ajudando a “anestesiar” levemente a boca do bebê. O ideal é escolher os que tenham uma variedade de texturas, pois são importantes para estimular o crescimento dos dentes.

Evite mamadeiras e chupetas

Os bebês que se habituam a elas também criam o costume de morder. O uso da mamadeira, por vezes, é mais difícil de ser evitado, mas, ela pode ser substituída por um copinho, já que quando a dentição surge, os bebês já são maiores e conseguem realizar essa transição.

Já a chupeta, deve sim ser dispensada, pois pode também influenciar negativamente no desenvolvimento dos dentes.

Dê atenção para o bebê

Conversando e fazendo carinho no seu filho durante a amamentação, ele consegue se distrair da dor e dificilmente irá morder.

Interrompa a amamentação

Quando uma mordida ocorrer, interrompa o aleitamento delicadamente, sem movimentos bruscos. Explique para o bebê, sem levantar a voz mas com tom firme, que isso não é algo legal. Eles são inteligentes e compreendem logo quando uma atitude não é correta. Explique que vai retomar a amamentação, mas que irá interromper novamente caso ele morda.

Ajuste a mamada

A posição ou a pega incorretas também podem favorecer as mordidas. Procure adequar esses aspectos. O bebê deve estar com boa parte da aréola dentro da boca e não apenas o mamilo.

Dúvidas sobre amamentação?

Esse período é delicado, mas, essencial para o crescimento saudável do bebê! Para saber mais sobre como amamentar durante a dentição, a pega correta e nutrição infantil, entre em contato comigo e tire suas dúvidas.

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!