Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

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Dicas de alimentos para se refrescar no verão

18.Jan

Dicas de alimentos para se refrescar no verão | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Com a chegada do calor, a vontade por bebidas e alimentos geladinhos e refrescantes aumenta. Além disso, é a época propícia para correr e brincar, aproveitando o clima. Ou seja, isso significa que os pequenos precisam de ainda mais energia para se divertir.

As mulheres grávidas também sofrem nesse período, tendo muito desconforto causado pela sede excessiva, por inchaços e pela sensação de fraqueza.

Mas, antes de comer um sorvete ou picolé - alimentos cheios de açúcar e gorduras -, é melhor buscar outras opções.

Confira algumas dicas de como seguir uma alimentação saudável e refrescante! Boa leitura.

Para as grávidas

A hidratação é essencial em todas as épocas do ano e mais ainda no verão. Porém, muitas futuras mamães reclamam que sentem muita vontade de ir ao banheiro, especialmente à noite, levantando diversas vezes. Por isso, a dica é caprichar na água durante o dia e beber um pouco menos horas antes de ir deitar.

A água de coco também é uma aliada nesse momento, desde que consumida com moderação. Frutas com bastante sumo, como laranja, pêssego, ameixa, uva, abacaxi, melancia e melão também são ótimas opções para se refrescar.

Para lidar com a sensação de fadiga e fraqueza, geralmente mais comum no calor, a alimentação deve ser rica em proteínas e ferro, incluindo carnes magras, oleaginosas, legumes e ovos. As gestantes também não devem ficar muito tempo sem comer, fazendo cinco refeições diárias.

Os alimentos ingeridos também evitam e melhoram o inchaço nas pernas e pés: banana, abacate, castanha de caju, castanha-do-pará, frutas, hortaliças e grãos integrais, além de outros produtos ricos em potássio e magnésio, ajudam a diminuir esse desconforto muito frequente no verão.

Para as crianças

A hidratação também não pode ser deixada de lado. Evite ao máximo refrigerantes e sucos industrializados, oferecendo muita água e, em menor quantidade, água de coco e sucos naturais sem açúcar.

O calor pede refeições mais leves. Evite alimentos muito gordurosos e ultraprocessados e aposte em legumes, carnes magras e saladas temperadas com azeite de oliva, pouco sal e limão. Em passeios, na praia ou até mesmo em casa o ideal é preparar seus próprios lanches e, se for sair, transportá-los em embalagens térmicas: sanduíches integrais, frutas picadas, nozes e castanhas, sucos naturais e batidas são ótimas opções.

Receita de smoothie para toda a família

Essa bebida deliciosa e cheia de nutrientes é perfeita para refrescar e oferecer energia no verão. A banana, rica em potássio, é essencial para as gestantes e também para as crianças, portanto, use e abuse dessa receita!

Smoothie de banana com morango

Ingredientes:

2 bananas
1 xícara de morangos congelados
200 g de iogurte natural sem açúcar
1 de xícara de leite desnatado

Modo de preparo:

Pique as bananas em fatias pequenas.
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Sirva gelado.

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