Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

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Conheça os benefícios do trigo para a alimentação

08.Nov

Conheça os benefícios do trigo para a alimentação | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Ele é um dos alimentos mais comuns em todo o mundo e está presente no dia a dia da maioria da população, tendo, também, um valor histórico e cultural inigualável. Estamos falando do trigo!

No próximo dia 10, é comemorada uma data especial em lembrança a esse alimento tão importante e eu resolvi trazer algumas informações sobre ele para aproveitar esse momento.

O trigo faz parte da alimentação básica de diversos povos desde a antiguidade, há pelo menos 10 mil anos, por ser uma fonte de energia e o principal ingrediente do pão. Hoje em dia, ele segue sendo um alimento de grande valor

Acompanhe o texto para saber mais sobre esse grão, suas características nutricionais, como ele entra na dieta das crianças e mais!

Formas de consumo do trigo

O trigo está presente e disponível para consumo de várias formas, com valores nutricionais variados. Por vezes, ele é considerado um vilão para a nossa saúde, mas, ao consumi-lo da maneira certa, não há o que temer.

As mais comuns são a farinha branca e a integral. A primeira, é feita com o trigo refinado e é a mais utilizada para massas, pães, bolos e biscoitos, pela sua elasticidade proveniente do alto teor de glúten. Porém, também é mais pobre em nutrientes e tem valor calórico elevado.

Já a farinha integral, é feita do grão inteiro moído, o que proporciona mais fibras e proteínas, sendo um alimento mais completo e nutritivo. Entre as duas, é a melhor opção.

Existem outras formas de consumir o cereal, como:

Gérmen de trigo - essa é a parte mais nobre da planta, rica em vitaminas, minerais, fibras e proteínas. Pode ser adicionado a diversas receitas para enriquecer seu valor nutricional.

Farelo de trigo - é a fibra da casca, também rica em fibras e proteína. Seu uso também é indicado em preparos variados.

Triguilho - o famoso “trigo para quibe” é feito com os grãos moídos grosseiramente e tem características similares às do gérmen. Aumenta a sensação de saciedade, sendo um aliado para quem precisa perder peso.

O trigo na alimentação infantil

O ideal é que as crianças só se alimentem de preparos com o cereal após o primeiro ano de vida, pois o glúten pode causar alergias e, nesta fase, a imunidade e funcionamento do intestino dos bebês podem não estar desenvolvidos o suficiente para digerir esse alimento.

Ao começar a oferecer comidas preparadas com trigo, o ideal é optar pela farinha integral, que traz mais benefícios para a saúde, em qualquer idade.

Panquecas de banana

Essa receita é ideal para alimentar toda a família de forma nutritiva e prática! Confira.

Ingredientes:
3 bananas maduras
4 colheres de farinha integral
3 ovos caipiras

Modo de preparo:
1. Amasse bem as bananas.
2. Misture todos os ingredientes.
3. Leve a massa ao fogo em uma frigideira antiaderente, virando para cozinhar os dois lados, até estar levemente dourada.

Confira mais dicas de alimentação saudável!

No meu blog, você encontra mais informações e receitas simples para oferecer uma alimentação de qualidade para toda a família.

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