Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Halloween: confira lanches práticos e assustadores para fazer com as crianças

28.Out

Halloween: confira lanches práticos e assustadores para fazer com as crianças | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

O Halloween está chegando, e essa data é uma ótima oportunidade de colocar as crianças na cozinha, envolvendo-os na produção de comidinhas alusivas à data.

Apesar de não ser uma tradição brasileira, a comemoração do Dia das Bruxas tem se tornado popular nos últimos anos, especialmente entre as crianças. Nos países do hemisfério norte, o dia 31 de outubro mobiliza desde os pequenos até os adultos, que participam de festas à fantasia e fazem a tradicional brincadeira “gostosuras ou travessuras?”.

É uma data festiva muito divertida, e reunir a família para realizar alguma atividade que lembra a data é uma ótima pedida! Junte a criançada para assistir filmes sobre o tema, fazer brincadeiras, e se deliciar com alguma guloseima.

Porque não aproveitar esse momento para preparar algumas receitas simples e rápidas, que as crianças também podem fazer? Separamos duas dicas de lanchinhos com um toque assustador, que podem ser preparados com a ajuda dos pequenos. Confira!

Fantasminhas de morango

Ingredientes
300 gramas de chocolate branco
20 morangos
75 gramas de chocolate meio-amargo

Modo de preparo
1. Lave os morangos, sem retirar seus cabos ou folhas. Importante não utilizar morangos gelados, pois eles suam e podem comprometer a integridade do chocolate
2. Deixe os morangos secarem em papel toalha.
3. Derreta o chocolate branco em banho-maria, ou no micro-ondas. Nesse caso, tome muito cuidado para não queimar o chocolate, levando ao micro-ondas de 20 em 20 segundos, mexendo nos intervalos.
4. Prepare uma assadeira forrada com papel manteiga ou plástico filme.
5. Segurando pelo talo, mergulhe os morangos no chocolate branco, e coloque na assadeira, para deixar endurecer.
6. Derreta também o chocolate meio-amargo, da mesma maneira que o branco.
7. Espere o chocolate dos morangos secar, e, usando um palito, desenhe os olhos e a boca dos fantasmas no morango, fazendo uma expressão de medo.

Monstrinhos de maçã verde

Ingredientes
4 maçãs verdes
Pasta de amendoim
8 morangos
Sementes de girassol

Modo de preparo
1. Corte as maçãs em quatro partes, e no meio de cada pedaço, faça um outro corte, representando uma boca.
2. Fatie os morangos no sentido do seu comprimento, em pedaços finos.
3. Passe paste de amendoim nas “bocas” das maçãs, sem exagerar na quantidade.
4. Coloque as fatias de morango dentro das maçãs, como se fosse uma língua.
5. Por fim, finalize com as sementes de girassol, utilizando três ou quatro em cada maçã, para representar os dentes do monstrinho.

Envolver os pequenos na cozinha é essencial

Mesmo com receitas simples e fáceis, como essas, é importante que as crianças estejam presentes e participem desse processo tão natural que é o de preparar os alimentos. Isso faz com que tenham mais intimidade com a comida, os tornando mais curiosos para experimentar coisas novas.

Confira outras ideias de lanches para preparar com eles, e receitas saudáveis para toda a família, no meu blog!

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!