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Descubra como inserir as frutas da estação na alimentação das crianças

25.Out

Descubra como inserir as frutas da estação na alimentação das crianças | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Você tem dificuldade em inserir frutas na alimentação dos seus filhos? Descubra algumas dicas para tornar isso mais fácil!

As frutas são necessárias para uma dieta saudável e nutritiva, além de serem deliciosas e refrescantes. Vale a pena consumir sempre as da época, pois são mais fáceis de serem encontradas, mais baratas e, geralmente, mais saborosas.

A banana-nanica, o morango, kiwi, laranja-lima, laranja-pera, maçã, manga, melancia, maracujá, melão, ameixa, damasco, caju, figo, framboesa, nectarina, tangerina, romã e uva são as que estão na safra durante a primavera.

Porém, nem sempre é fácil inserir esses produtos na dieta das crianças. Muitas vezes, os pequenos não gostam, além de não ser tão prático quanto alimentos prontos. Entretanto, esse é um hábito essencial para um crescimento saudável!

Confira algumas dicas de como dar frutas para os pequenos!

- Ofereça opções variadas

Seu filho não vai gostar de todas as frutas, mas isso não é um problema. Afinal, ninguém ama todos os sabores! Se você ofereceu banana, por exemplo, mas se ele não gostou, não insista. Na próxima vez, ofereça outra fruta, até descobrir quais são as que ele prefere.

Aproveite que, na primavera, temos muitas opções diferentes à disposição!

- Sucos e batidas

Oferecer as frutas in natura é a melhor escolha, pois são mais nutritivas. Mas, para as crianças se acostumarem com o sabor, é válido que consumam sucos e batidas, desde que feitos em casa.

Uma dica gostosa e refrescante é congelar as frutas e fazer smoothies com elas dessa maneira!

Smoothie de Banana com Morango

Ingredientes:

1 banana-nanica
10 morangos
200 ml de Leite
1 colher de sobremesa de mel

Modo de preparo:

1. Pique o morango e a banana e deixe no freezer por no mínimo uma hora.
2. Coloque as frutas congeladas, o leite e o mel no liquidificador e bata tudo.
3. Sirva gelado.

- Seja o exemplo

As crianças aprendem por observação e imitação, portanto, não adianta querer que se alimentem bem se os próprios pais não fazem isso. Lembre-se que você é o maior exemplo dos seus filhos e deve transparecer no seu estilo de vida os hábitos saudáveis que deseja que eles criem.

- Preocupe-se com o visual

Para uma criança que nunca experimentou determinado alimento, a aparência dele conta muito. Portanto, pense em maneiras de deixar as frutas mais atrativas e interessantes. Desde coisas mais simples, como descascar e picá-las antes de servir, até formar desenhos no prato com as frutas, tudo é válido!

- Prepare receitas diferentes

Se as frutas sozinhas ou in natura não estão agradando seu filho, tente oferecê-las de outras maneiras. Uma salada de frutas caprichada pode ser uma forma interessante! E que tal transformar essa receita tradicional em um picolé para os dias quentes?

Picolé de Salada de Frutas

Ingredientes

Frutas da estação da sua preferência
700 ml de suco de laranja
forma e palitos de picolé

Modo de preparo:

1. Pique as frutas em cubinhos pequenos.
2. Coloque os pedaços nas forminhas.
3. Adicione o suco de laranja.
4. Deixe no freezer até estar congelado.

Existem muitas maneiras de incluir as frutas na alimentação infantil

Mesmo que possa parecer difícil, essa não é uma missão impossível. Para mais dicas de como incluir frutas, legumes e verduras na dieta dos pequenos, entre em contato comigo.

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