Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Conheça os benefícios de uma alimentação vegetariana e saiba como criar um cardápio

04.Out

Conheça os benefícios de uma alimentação vegetariana e saiba como criar um cardápio | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Em 1º de outubro é celebrado o Dia do Vegetarianismo, comemorado para divulgar os benefícios dessa alimentação. Quem pratica esse modo de vida escolhe não consumir nenhuma carne, seja por questões de moralidade pessoal, religião ou saúde.

Existe ainda a dieta vegana, onde não é consumido nenhum tipo de produto animal. Nesse texto estaremos falando sobre o vegetarianismo, não sobre o veganismo, mas muitas dicas se aplicam para os dois.

Será que é realmente possível substituir os nutrientes da carne? A resposta é sim! E é muito mais fácil do que parece.

Conheça alguns benefícios da alimentação vegetariana, que vou indicar logo abaixo:

- Dieta com baixo teor de gordura
As carnes são naturalmente uma fonte de gorduras, então, ao tirá-las da sua dieta, os níveis de gordura no sangue caem. Isso diminui o risco de doenças cardiovasculares.

- Perda de peso
O baixo teor de gordura também é um dos fatores que ajuda a emagrecer. Além disso, os vegetais têm menos calorias que as carnes, porém oferecem uma sensação de saciedade maior. Ou seja, uma menor quantidade de alimento fornece energia suficiente.

Por isso, se combinada com uma menor ingestão de açúcares, a dieta vegetariana pode ser eficiente para a perda de peso.

- Menor consumo de sódio
Apesar de não estar naturalmente presente na carne em abundância, os alimentos industrializados contêm níveis altíssimos de minerais. Embutidos, processados e frios, como salame, presunto, bacon e linguiça são uma grande fonte de sódio.

Portanto, ao cortar o seu consumo, é fácil diminuir também a ingestão desse elemento, que, em excesso, pode causar problemas de saúde como hipertensão.

- Mais fibras
Legumes, frutas, e verduras contêm uma grande quantidade de fibras, um nutriente importante para o nosso corpo. São essenciais para o bom funcionamento do intestino. Também colaboram para a sensação maior de saciedade.

Como substituir a carne?

Os produtos de origem animal contêm muita proteína, que também é um dos principais elementos para uma dieta equilibrada. Mas, diversos vegetais também trazem esse nutriente, o que facilita a substituição.

Além disso, em uma dieta vegetariana o consumo de outros derivados animais, como leite, ovo e queijo, é liberado, o que torna a proteína ainda mais presente no dia a dia.

Principais vegetais que contém proteína:

Leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico, e soja;
Sementes, como girassol, gergelim e linhaça;
Oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas.

Mas, e o sabor?
Uma das principais preocupações de quem deseja iniciar uma vida como vegetariano é essa: “minha comida não vai ser sem graça?”

Tudo depende de como você prepara seus alimentos! Para que seu cardápio seja mais interessante, invista em descobrir novas formas de cozinhar, temperos diferentes e combinações únicas.

Atualmente, existem diversos de produtos feitos de plantas e que têm textura e sabor similares ao da carne, como hambúrgueres. Eles são uma alternativa para quem sente falta desse tipo de alimento. Mas, cuidado, pois muitos são processados e podem conter elementos prejudiciais à sua saúde.

Antes de mudar sua alimentação, consulte um especialista!

Toda mudança de dieta deve ser orientada e mediada por um nutricionista. Só assim, você consegue mudar seus hábitos de maneira benéfica para toda a família.

Fale comigo e saiba como começar uma dieta vegetariana sem perder nutrientes!

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!