Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Deliciosa e saudável: saiba como preparar a lancheira do seu filho

05.Nov

Deliciosa e saudável: saiba como preparar a lancheira do seu filho | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Ao colocar os pequenos na escola ou até mesmo adaptar o dia a dia das crianças no colégio quando se fala em alimentação, sempre surge aquela preocupação: o que colocar na lancheira do meu filho? É natural que dúvidas surjam na sua cabeça, mamãe. Afinal, todas nós querem oferecer delícias aos pequenos no lanche da tarde, mas ao mesmo tempo nos preocupamos muito com a saúde deles.

Obviamente há um certo estresse em pensar em um cardápio semanal para o lanche da tarde. E realmente não é uma tarefa nada fácil, principalmente com toda a correria do dia a dia. Afinal, criar e executar uma lancheira saudável com alimentos gostosos e que não se repitam com frequência é complicado, certo?

Relacionado a tudo isso, e embora venha crescendo o cuidado com o que se come, a maioria das crianças ainda ingere produtos industrializados, que não são muito benéficos à saúde, principalmente se comparado aos alimentos in natura. Isso faz com que tudo se torne ainda mais complicado do que é.

Entretanto, por mais que seja uma tarefa árdua na rotina de uma mãe, é necessário pensar e executar esse processo com muito carinho, atenção e cuidado. Afinal, é a saúde do seu filho que está em jogo, e obviamente ela depende de você. E não é só isso: além de ter uma grande preocupação com a saúde do pequeno, a alimentação dele na escola influencia não somente os coleguinhas a optarem por refeições mais saudáveis, mas também a própria educação dele. Faz parte de um processo o qual ele entenderá quais alimentos são importantes para a saúde dele e quais devem ser evitados pois não fazem bem.

Opções de alimentos e dicas para montar uma lancheira

Pensando nessa dificuldade, separei alguns alimentos saudáveis que podem ser inseridos na lancheira do seu filho. Há diversas opções para você variar no dia a dia do lanche da tarde do seu pequeno:

Frutas: é muito importante incluir frutas no lanche da tarde. Aqui temos algumas opções: pera, maçã e banana; morangos e cerejas inteiros; uvas sem semente; manga, melancia, melão, laranja, kiwi e abacaxi picados; salada de fruta com granola; espetinho de frutas variadas (não se esqueça de cortar a ponta do espetinho). Também dá para escolher frutas secas, como damasco, uva passa e bananinha passa. Torne esse período algo saudável, gostoso e divertido.

Oleaginosas: para crianças maiores, que mastigam bem, pode-se colocar opções de oleaginosas como nozes, amêndoas, castanhas e amendoim.

Legumes: tomate-cereja e cenoura baby são opções práticas.

Carboidratos: eles também precisam estar presentes, pois são gostosos e contêm nutrientes essenciais para a saúde do seu filho. Porém, sempre opte pelos mais saudáveis: biscoitos integrais (de preferência feitos em casa); pães integrais para fazer sanduíches com salada e verdura; bolo simples (prefira o uso de farinha de trigo integral e açúcar mascavo); barra de cereais e barra de frutas; pipoca feita em casa (para maiores de 2 anos, por conseguirem mastigar bem e não correr o risco de engasgo).

Proteínas: os iogurtes e queijos são opções saudáveis e com boa fonte de proteína. Pode ainda ser feito uma pastinha de frango ou até mesmo uma carne desfiada dentro do sanduíche. ⠀

Também separei algumas dicas rápidas para te ajudar a montar um lanche da tarde nutricionalmente adequado para o seu pequeno:

- Sempre coloque uma frutinha na lancheira do seu filho. Você pode variar para que ele não enjoe;
- Opte por alimentos saudáveis e integrais;
- Vai fazer um sanduíche? Escolha um queijo com baixo teor de gordura, como o minas, o requeijão ou a ricota;
- Para beber, sempre água ou sucos naturais;
- Evite embutidos como presunto e peito de peru;
- Caso queira colocar um iogurte, opte pelo natural batido com fruta.

Viu como fica fácil inserir uma alimentação saudável no lanche da tarde do seu filho através de uma boa execução da lancheira escolar? Essas opções de alimentos e as dicas podem ajudar você a tornar o lanche diário do seu pequeno mais variado e saboroso.

Para conferir receitas e outras dicas de lanches saudáveis, até mesmo para uma festinha de aniversário, você pode clicar aqui.

Clique para saber mais!