Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

É preciso mudar todos os meus hábitos alimentares durante a gestação?

18.Out

É preciso mudar todos os meus hábitos alimentares durante a gestação? | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Estar grávida é uma notícia que com certeza vem como uma explosão de sentimentos. Os principais são de felicidade e muito amor, afinal, essa nova fase que você tanto desejou e planejou finalmente chegou. Junto com essa nova fase, chegam diversas transformações, no coração (cheio de amor) e também no corpo. Com o passar dos dias, o seu pequeno começa a mostrar cada vez mais através do crescimento da sua barriga que realmente ele está andando ao seu lado.

Mas não é só por fora que você vai sentir mudanças. Por dentro, o seu corpo também já começa a funcionar de um modo diferente. Além disso, outras mudanças devem acontecer: antigos hábitos alimentares. Tudo isso envolve uma só questão: a saúde. E agora você passa a cuidar da sua e a do seu bebê também. Por isso, o cuidado deve ser redobrado, principalmente quando o assunto são mudanças de hábitos alimentares, pois a partir de agora, você precisa ingerir nutrientes essenciais para o seu organismo e também para o organismo do seu filho. Ao fazer más escolhas, você estará prejudicando o bebê. Sabendo disso, é muito importante estar atenta a essas questões. Portanto, é importante cuidar-se para ter uma gestação saudável.

Como os hábitos de alimentação antigos podem afetar a gestação

A alimentação de uma gestante deve se baseada em alimentos naturais e ricos em todos os tipos de nutrientes disponíveis, inclusive em carboidratos e gorduras. O que muda na alimentação da gestante é que ela vai perceber um aumento natural no volume da sua ingestão, já que ela tem uma demanda calórica e de micronutrientes muito maior do que o normal. Esse aumento de ingestão, entretanto, deve valorizar alimentos saudáveis e de qualidade, evitando o consumo de alimentos industrializados e ricos em calorias vazias

Isso já resume basicamente em que os hábitos alimentares antigos podem afetar em uma gestação. Hábitos antigos mantidos durante a gestação, se não forem naturais e saudáveis, podem prejudicar a saúde do bebê, trazendo patologias e doenças futuras. Tudo que a mãe ingere é utilizado, de alguma maneira, como fonte de nutrição para o organismo da criança. Se ingerir alimentos que não fazem tão bem à saúde, eles podem ser usados como nutrientes, mas que irão fazer mal à saúde do pequeno, por não serem saudáveis.

É necessário mudar todos os hábitos alimentares durante o período de gestação?

Você não precisa deixar de comer tudo o que comia antes por conta da gravidez. Até porque alguns alimentos possuem nutrientes essenciais para garantir a sua saúde e do seu bebê também. Entretanto, é preciso repensar em quais hábitos alimentares são bons e devem permanecer e em quais são ruins e podem prejudicar a saúde sua ou do seu filho.

Por exemplo: se os alimentos industrializados não são indicados para as pessoas por serem alimentos cheios de sódio e diversos outros produtos que em excesso fazem mal à saúde, por que ingeri-los? Se você não deveria comer ou ao menos evitar ao máximo esses alimentos, na gravidez eles são ainda menos indicados, certo? É necessário ter consciência de seus hábitos alimentares antigos e entender quais podem continuar e quais devem sair da sua lista de alimentação, para assim, garantir que seu bebê nasça saudável, afinal, a sua alimentação influencia em todo o desenvolvimento do seu pequeno durante a gestação.

Viu como a alimentação equilibrada e responsável na gestação é importante para manter a saúde em dia e ainda formar um filho saudável com os melhores nutrientes? Sabendo disso, eu separei mais informações e conteúdos para você, que é gestante e não sabe como sua alimentação influencia na gestação.

Clique para saber mais!