Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Como sua alimentação influencia na gestação

11.Set

Como sua alimentação influencia na gestação | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Planejar a chegada de um novo membro para a família é sempre um momento muito especial na vida de uma mamãe. Essa nova fase vem acompanhada de várias transformações, e isso é supernormal, afinal, um novo amor está por vir. Isso significa que as mudanças são muito bem-vindas, certo?

Uma das maiores mudanças, e necessária, é a dos hábitos alimentares durante a gestação do seu bebê. E isso não é um mito não, a mudança da alimentação é uma das principais recomendações quando o assunto é gravidez. Aquele ditado de “comer por dois” não é você comer a mais de tudo por estar com um bebê no ventre, mas sim, de consumir todos os nutrientes necessários. É sempre importante lembrar que a qualidade da alimentação da mamãe influencia muito no desenvolvimento saudável de um bebê. Tudo que a mãe ingere é utilizado pelo organismo como fonte de nutrição para o bebê.

Por isso, se você se alimentar de maneira correta, o seu bebê também estará saudável. Mas ao contrário também acontece da mesma forma: tendo uma má alimentação durante a gestação, seu filho também será afetado. Um estudo publicado pela revista científica Genome Biology revelou que hábitos alimentares ruins podem modificar o DNA do bebê pelo resto da vida. A pesquisa sugere que a alimentação da mãe é capaz de alterar permanentemente a função de um gene que possui mecanismos de proteção imunológica.

Ou seja: a má alimentação pode vir acompanhada de consequências para você e também para seu pequeno. Uma dieta pobre em nutrientes e com alimentos inflamatórios pode trazer problemas e causar doenças futuramente no seu filho.

Entretanto, uma boa alimentação também influencia na saúde do seu bebê, porém, de maneira positiva. Quanto mais você suprir as necessidades do seu corpo com alimentos saudáveis, mais saudável será o seu bebê durante a gestação e também após o nascimento.

A dieta na gestação

Ao contrário do que as pessoas pensam, a alimentação de uma grávida não deve mudar drasticamente. Neste período, é necessário que a rotina alimentar seja mais natural, completa e rica em todos os tipos de nutrientes disponíveis nos alimentos.

A maior mudança é que haverá sim um aumento na ingestão de alimentos, supernatural nesse período. Mas, como falei anteriormente, essa não é a questão de comer exageradamente por “comer por dois”, mas sim porque na gravidez há uma demanda calórica e de micronutrientes maior do que o normal para permitir o desenvolvimento correto do bebê. Esse aumento de ingestão, entretanto, necessita ser de alimentos saudáveis e de qualidade, evitando alimentos industrializados e ricos em calorias vazias.

Estar bem bem informada é sempre importantíssimo para se alimentar bem e garantir saúde ao seu filho. Por isso, se você é gestante e não sabe como sua alimentação influencia na gestação, posso ajudar você a se informar melhor e entender como funciona todo o processo de alimentação nesse período tão único na sua vida.

Clique para saber mais!