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A importância de ler corretamente o rótulo dos alimentos

06.Set

A importância de ler corretamente o rótulo dos alimentos | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

Alimentar-se bem é uma prioridade, pois precisamos manter uma vida saudável e garantir o nosso bem-estar. E para garantir saúde no momento de se alimentar, vale ter todas as informações possíveis na palma da mão, de preferência na embalagem dos alimentos, afinal, informação e saúde é tudo, né?

E entre as ferramentas que temos a nossa disposição para decidir se vale ou não a pena consumir um produto está o rótulo da embalagem dos alimentos. Ele contém todas as principais informações do alimento e, justamente pelo tanto de informações, é difícil de entendê-lo. E para ajudar você a ler corretamente o rótulo e ficar bem informado sobre aquele alimento, preparei este texto informativo sobre o significado de cada item. Confira!

Porção

A porção pode ser representada em gramas ou ml e corresponde à quantidade recomendada para se consumir em uma refeição saudável. Tenha atenção: esse número não necessariamente não corresponde ao alimento todo que está presente na embalagem, e sim ao que é recomendado comer de uma só vez.

Valor Diário

Representado pela sigla %VD, corresponde à porcentagem de uma refeição diária com base em uma dieta de 2.000 kcal que o alimento possui. Se um alimento apresentar %VD de 50% de carboidratos, por exemplo, ele estará preenchendo metade de tudo aquilo que seu corpo necessita desse nutriente para manter a dieta.

Valor Energético

O valor energético representa as famosas calorias (kcal), e mostra qual a quantidade de energia é produzida por nosso corpo a partir do consumo daquele alimento. A dieta diária ideal calculada é de 2000 kcal, mesmo valor do índice de %VD. Há também os casos onde a quantidade está apresentada por quilojoules (kJ), e cada kcal equivale a 4,2 kJ.

Carboidratos, proteínas, sódio, fibra e gorduras

Alguns desses nutrientes e compostos devem estar presentes em nossa alimentação, outros precisam ser evitados, mas todos são importantes. A quantidade deles é informada no rótulo, e é fundamental estar inteirado sobre qual o consumo indicado de cada um.

Pensando nisso, organizamos esta tabela que vai ajudar a você manter uma alimentação saudável e garantir os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada. Confira!

Carboidratos: 300g
Proteínas: 75g
Sódio: 2400mg
Fibra alimentar: 25g
Gorduras trans: 2g
Gorduras saturadas: 22g

Fique de olho!

Além de todas as informações nutricionais que você deve prestar atenção, há características complementares presentes nos rótulos que devem despertar seu interesse. Por isso, fique de olho em informações sobre informações como “contém glúten”, “não contém glúten” e assim evite consumir algo que desperte uma reação alérgica em você.

E se a alimentação já deve ser regrada em qualquer situação, quando envolve gravidez é diferente. Para as gestantes, é ainda mais importante cuidar do que está se consumindo e prestar atenção em quais são os alimentos conhecidos como inimigos da gestante, como alguns peixes e diversos alimentos que podem ser fonte de salmonela, por exemplo.

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